Quase 20 milímetros de chuva a mais do que havia sido estimado foi o que choveu em Laguna na manhã desta quarta-feira, 29. O suficiente para alagar ruas em diversos bairros, como Mar Grosso, Centro Histórico e Portinho. Os dados pluviométricos são da Epagri/Ciram, cuja previsão não estimava a intensidade desse pequeno temporal.
“Não se previa tanto volume de água. Entre 8h e 9h da manhã choveu cerca de 49 milímetros e quando chove mais que 30 milímetros por hora, considera-se que pode causar enchentes urbanas”, explica o climatologista Márcio Sônego. A explicação para essa chuva se dá à atuação da circulação marítima de ar do oceano para o continente. “Semelhante ao que aconteceu no Norte da ilha de Florianópolis, onde choveu 82 milímetros no mesmo período e que também não se previa”.
Ao longo desta quarta é possível novas ocorrências de chuva, mas não se descarta a chance de uma nova queda d’água com intensidade da verificada na manhã. “Dá para se dizer que foi algo bem pontual. A previsão é que o tempo siga melhor na quinta-feira e no final de semana do primeiro dia do ano novo”, projeta o climatologista.
Para quinta-feira, 30, a Epagri/Ciram prevê clima instável com nebulosidade variável, aberturas de sol e pancadas ocasionais de chuva com trovoadas isoladas, especialmente no início do dia e à tarde.