Lista de pré-candidatos tem prefeitos, vices, empresários e outros nomes

Em política, existe a máxima que “todos são pré-candidatos até a eleição”, por esse motivo, Agora Laguna apresenta uma relação de nomes que já se colocam como pré-candidatos, são apontados ou cotados internamente para a disputa da cadeira máxima. A lista, que contém ex-prefeitos, vereadores, empresários, entre outros, foi organizada de forma alfabética.
Foto: Arquivo/Agora Laguna

Poucos se deram conta, mas a contagem regressiva para a eleição de outubro já começou. A menos de nove meses para o pleito, a lista de pré-candidatos a prefeito em Laguna é grande, mas já permite desenhar um possível cenário que será apresentado a partir do segundo semestre, quando as convenções partidárias vão acontecer.

Em política, existe a máxima que “todos são pré-candidatos até a eleição”, por esse motivo, Agora Laguna apresenta uma relação de nomes que já se colocam como pré-candidatos, são apontados ou cotados internamente para a disputa da cadeira máxima. A lista, que contém ex-prefeitos, vereadores, empresários, entre outros, foi organizada de forma alfabética.

Considerado candidato natural à reeleição, o atual prefeito Samir Ahmad terá até abril para definir qual caminho seguir. Sem partido desde que o Republicanos deixou de comandar o governo do Estado, o político tem convites na mesa, mas ainda tenta um namoro com o Partido Liberal (PL).

A legenda, que atualmente comanda o Executivo barriga-verde, também flerta com outros nomes na cidade, incluindo o ex-vereador Peterson Crippa (PP), que concorreu em 2020 pelo extinto Democratas ao cargo, o assessor parlamentar Evandro Farias, candidato da legenda naquele ano, e ainda o empresário Nilson Coelho Filho.

O vice-prefeito Rogério Medeiros, que deixou o PSDB para assumir o comando e se filiar ao PSD, é cotado para ser vice de Ahmad numa possível reeleição. A polêmica recente da aquisição de kits de higiene bucal causou estremecimento das relações, por este motivo não se pode descartar uma hipótese do ex-vereador também se apresentar como pré-candidato.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), atualmente na oposição ao governo municipal, tem como meta o retorno o comando da prefeitura, onde esteve em quatro mandatos (1966, 1989, 2013 e 2017). O partido tem como nomes os ex-prefeitos Mauro Candemil (2017-20) e Nazil Bento Junior (1994-96), o ex-vice Zeno Alano (1989-92), o ex-vereador Cleosmar Fernandes e o presidente da Câmara, Hirã Ramos.

Quem também tem um ex-prefeito como pré-candidato é o Partido dos Trabalhadores (PT). Único prefeito reeleito em Laguna na redemocratização, Célio Antônio, que governou de 2005 a 2012, anunciou publicamente a intenção em dezembro. Disputará a indicação com a ex-secretária e suplente de deputada federal, Aparecida da Silva.

Com um convite do PSDB, a vereadora Deise Cardoso também é citada como pré-candidata. Assim como o presidente da associação de líderes comunitários, Helcio Balbinot e o diretor regional da Celesc, Giocondo Tasso, são frequentemente mencionados em pesquisas eleitorais internas e enquetes (levantamentos sem validade científica).

A lista a seguir apresenta a relação completa de nomes levantados pela reportagem. Ela foi checada com os pré-candidatos e também com os partidos políticos. A organização segue o alfabeto.

Aparecida da Silva, a Cida (PT)

Foto: Divulgação/PT

Natural de Tijucas, Aparecida da Silva é psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental. É filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e concorreu à uma vaga na Câmara de Vereadores de Laguna em 2012. Foi a terceira mais votada na cidade e ficou como suplente por 576 votos, assumindo em algumas oportunidades. Atuou como secretária de Saúde em Canelinha, em 1998, e de Assistência Social em Laguna, durante o último mandato de Célio Antônio (PT).

Também foi chefe de Gabinete na prefeitura de Laguna, em 2002. É sócia-proprietária de clínicas de atendimento psicológico. Foi uma das fundadoras do Instituto de Inclusão Social Gangazumba – Movimento Negro de Laguna em 2010 e é presidente da Rede Brasil de Afroempreendedores (Reafro), da qual também foi uma das idealizadoras. Em 2022, concorreu pelo PT como candidata a deputada federal e obteve 8,5 mil votos em todo o estado.

Célio Antônio (PT)

Foto: Arquivo

Formado em Educação Física e funcionário público na Alesc, Célio Antônio, 53 anos, entrou para a política na década de 1980 militando no PCdoB, migrando depois para o PT, partido do qual chegou a ser presidente municipal por algumas oportunidades. Em 1992, disputou a primeira eleição para vereador ficando na suplência, assim como no ano de 1996.

Concorreu para deputado estadual nas eleições gerais de 1998 e 2002, não conseguindo se eleger. Antônio conseguiu se eleger vereador em 2000 e em 2004 venceu a eleição para prefeito, se tornando o primeiro chefe do Executivo a se reeleger em 2008. Seu nome foi cotado como pré-candidato a prefeito, mas fontes da reportagem junto ao PT apontaram que Antônio ensaia uma volta ao Legislativo.

Cleosmar Fernandes (MDB)

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Arquivo

Cleosmar Fernandes é trabalhador portuário com atuação no terminal de Imbituba. Também é empresário, formado em Administração de Empresas e graduação na área de Marketing. Em 2008, foi eleito vereador pelo então PMDB e garantiu um segundo mandato, também no partido, na votação de 2016. Presidiu a Câmara dos Vereadores de 2017 a 2020.

Em 2010, foi para o PR e concorreu para deputado estadual, em 2010, e a vereador em Pescaria Brava, em 2012, sem sucesso em ambas. Foi um dos vereadores detidos na segunda fase da Operação Seival em setembro de 2020, sendo solto após renunciar ao mandato no fim daquele mesmo ano.

Deise Cardoso (MDB)

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Vereadora em primeiro mandato, a advogada Deise Cardoso começou a ser cotada como pré-candidata a prefeita após receber um convite do deputado estadual Marcos Vieira, presidente do PSDB em Santa Catarina, para mudar de partido.

A primeira experiência política foi em 2004, quando disputou a Câmara pelo então PMDB, sem ser eleita. Conquistou a cadeira em 2020 com quase 900 votos, antes de entrar para o Legislativo foi presidente da Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama), de 2018 a 2020, no governo de Mauro Candemil. Em alguns meses de 2021, foi secretária de Governo e Desenvolvimento (Segov) na gestão de Samir Ahmad.

Evandro Farias, o Sargento Evandro (PL)

Arquivo pessoal

Evandro Farias é policial militar desde 2003, atuante no 28º Batalhão de Polícia Militar, onde gerenciou o programa de Rede de Vizinhos e Estudante Cidadão. Tem formação em Engenharia de Pesca e especialização em Gestão e Planejamento de Cidades.

Disputou a eleição para a prefeitura em 2020, pela chapa PL-Cidadania, e teve 1,8 mil votos, o quarto mais lembrado naquela votação. Assessor parlamentar do deputado estadual liberal Jessé Lopes, é atualmente uma das lideranças do PL na cidade juliana.

Giocondo Tasso (PL)

Reprodução

Diretor regional da Celesc, em Tubarão, Giocondo Tasso descende de uma família tradicional na cidade, onde seu avô, cujo nome é inspirado, foi prefeito durante cerca de uma década. Tasso concorreu a vereador pelo então PMDB em 2008, mas não foi eleito.

Em 2020, foi cotado para ser candidato a prefeito pelo partido, mas não teve o apoio necessário para levar a intenção adiante. Atualmente está no PL, porém possui outros convites em análise.

Gustavo Cypriano (União)

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Eleito com 943 votos pela coligação que levou a dupla Samir-Rogério ao poder em 2020, é atualmente uma das principais vozes de oposição ao governo. Ex-PSL, é o mais jovem na atual formação da Câmara e tem seu nome cotado para uma candidatura à prefeitura ou até mesmo para vice, sem descartar a hipótese de reeleição.

Tem 26 anos e é natural de Criciúma, sendo formado em Direito e com experiência na política estudantil no âmbito universitário. Advogado e empresário, mora na cidade há cinco anos.

Hélcio Balbinot (sem partido)

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Balbinot é empresário e presidente da associação da Praia do Sol há dois mandatos. Começou a ganhar destaque na presença popular a partir do momento em que foi criada a União das Associações e Líderes Comunitários de Laguna (Ualcla), surgida com a intenção de dar mais voz às comunidades locais.

Ouvido pelo Portal, garante que não é pré-candidato, mas confirma que teve convites de partidos para uma possível candidatura em outubro. Não possui filiação partidária.

Hirã Ramos (MDB)

Foto de arquivo: Marco Bocão/Divulgação

Advogado com experiência no setor público, Hirã Floriano Ramos está em seu primeiro mandato como vereador, mas já teve passagens anteriores pelo Legislativo na condição de suplente.

Foi secretário de Assistência Social entre 2018 e 2019, no governo de Mauro Candemil e atuou na equipe do ex-prefeito Adílcio Cadorin, no começo do milênio. Por dez dias foi prefeito interino de Laguna em 2023 e é um dos nomes que o MDB estuda internamente. Já foi filiado ao antigo DEM (atual União Brasil).

Mauro Candemil (MDB)

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Desde a redemocratização, Mauro Candemil é o nome que mais disputou a cadeira de prefeito de Laguna. Engenheiro eletricista com atuação pela região Sul catarinense no setor público e privada, Candemil é filiado ao MDB desde a década de 1970. Pelo partido disputou os pleitos de 1996, 2008, 2016 e 2020. Ainda concorreu em 1990 e 1994 a deputado estadual e ficou na suplência, e chegou a assumir a cadeira na Alesc por algumas oportunidades.

Ocupou o cargo de secretário regional na extinta ADR de Laguna por duas oportunidades entre 2006 e 2016, além de ter sido coordenador de campanha regional do MDB em várias eleições gerais nas últimas quatro décadas. Foi prefeito de Laguna entre 2017 e 2020, tendo perdido a reeleição por uma diferença inferior a 700 votos. Candemil teve as contas da prefeitura de 2020 rejeitadas e tenta reverter o resultado para garantir a candidatura em outubro.

Nazil Bento Junior (MDB)

Arquivo

Foi vereador em Laguna nas legislaturas de 1983, 1989 e 2001 e foi eleito vice-prefeito em 1992, na chapa de Jorge Zanini (no antigo PDS). Com a renúncia do titular, assumiu a prefeitura em 1994 e ficou no cargo até 1996, tendo sido também presidente da Amurel.

Foi delegado regional de Polícia Civil e secretário regional de Laguna no começo da década passada. Também disputou a eleição de 2016 como vice na aliança de Samir Ahmad (então no PP), mas não foi eleito. Está no MDB desde o fim do ano passado após ficar mais de uma década no PSDB.

Nilson Coelho Filho, o Nilsinho (PL)

Arquivo pessoal

Empresário, é natural de Balneário Camboriú e tem 33 anos. Destaca que sua vida profissional começou desde cedo, com trabalhos na roça de plantação de fumo, lavador de peças em oficina até montar o próprio negócio com 19 anos.

Coelho Filho, porém, optou por deixar o ramo de lado para atuar no setor da construção. Veio para Laguna em 2015, onde foi proprietário de um mercado e uma lanchonete, até investir no setor de terraplanagem e pavimentação. Na política, foi coordenador político de campanhas para vereadores e prefeito em Camboriú e atualmente, filiado ao PL, é assessor parlamentar do deputado estadual Carlos Humberto.

Norton de Araújo Mattos (PSDB)

Arquivo pessoal

Lagunense, 35 anos, Norton de Araújo Mattos é um dos mais novos na lista dos pré-candidatos. Advogado, empresário e músico, nunca disputou uma eleição, mas coleciona experiências na administração pública. Na gestão de Everaldo dos Santos (MDB) foi presidente das fundações de Cultura (FLC) e de Meio Ambiente (Flama). Descende de uma família tradicional na política local.

Foi um dos integrantes da campanha que elegeu a dupla Samir-Rogério à prefeitura em 2020 e integrou a equipe jurídica da prefeitura. Atualmente, é procurador-Geral do Município e tem atuação na revisão do Plano Diretor Municipal. Há poucos dias, foi excluído do relatório final da CPI da Saúde. Mattos é filiado ao PSDB, mas analisa outras possibilidades partidárias para a eleição de outubro.

Peterson Crippa, o Preto (PP)

Foto: André Luiz/Agora Laguna

Peterson Crippa disputou três eleições para vereador: 2008 (pelo antigo PRB) e 2012 e 2016, quando foi eleito, sendo as duas últimos pelo PP. Em 2020, migrou para o extinto DEM (atual União Brasil) e concorreu a prefeito, sendo o terceiro mais votado com pouco mais de 5 mil votos. Deixou o partido antes da fusão com o PSL em 2021 e em 2022 voltou para o Progressistas, e chegou a ensaiar uma candidatura à Câmara dos Deputados.

Empresário e jornalista, foi proprietário do quinzenário Página Dez e secretário-adjunto de Turismo e Lazer entre 2009 e 2010 no segundo mandato de Célio Antônio (PT) e de Planejamento, Urbanismo e Habitação entre 2013 e 2014, no governo de Everaldo dos Santos. Também foi um dos fundadores do Núcleo Jovem Empreendedor da Acil e um dos reativadores da Associação de Hotéis do Mar Grosso. Apesar de estar no PP, mantém conversas com o PL para uma possível candidatura em outubro. Foi um dos investigados na Operação Seival 2, em novembro de 2020, mas a Justiça retirou as acusações e trancou as investigações.

Rogério Medeiros (PSD)

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Líder religioso com formação acadêmica em Gestão Ambiental, Rogério Medeiros tem 52 anos de idade e é um dos fundadores da Associação Mão Amiga de Terapia e Recuperação, em Barbacena. Analista técnico em Gestão e Promoção da Saúde e chegou a ter atuação na Vigilância Sanitária estadual a partir da antiga SDR de Laguna.

Entrou para a vida política em 2012. Foi vereador pelo PMDB e pelo PP, reeleito em 2016. Em 2020, deixou o PP e migrou para o PSDB, sendo eleito vice-prefeito. Em junho de 2023, foi para o PSD e atualmente preside a legenda no município. Desempenhou ao longo destes três anos, por algumas oportunidades, o cargo de prefeito na condição de interino e chegou a promover mudanças no secretariado local. Assim como Samir Ahmad, é um dos citados na CPI da Saúde e teve contra si uma Comissão Processante suspensa pela Justiça. Na época de vereador, foi investigado na Seival 2, mas teve as acusações retiradas judicialmente.

Samir Ahmad (sem partido)

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Candidato natural à reeleição, é o atual prefeito de Laguna e está sem partido. Natural de Lauro Müller, mora na cidade desde a década de 1990, como contou em entrevista ao Portal em abril de 2021. Empresário do ramo de cama, mesa, banho e vestuário, foi presidente da Acil e vice-presidente da CDL e do Sindilojas. É formado em Marketing. Entrou para o meio político em 2016, concorrendo pela primeira vez em uma eleição municipal pelo PP, ficando em segundo lugar na disputa pela prefeitura da cidade.

Foi eleito prefeito com 8,1 mil votos pelo então PSL, partido que deixou de ser filiado em meados de 2021. Entre março de 2022 e maio de 2023, esteve no Republicanos, sob influência do ex-governador Carlos Moisés, principal cabo eleitoral na disputa de novembro de 2020. Ahmad foi o presidente da Amurel até o começo deste ano e tem convites de vários partidos para assinar ficha de filiação. No desempenho do cargo, o prefeito se tornou alvo da CPI da Saúde e de uma Comissão Processante, que foi suspensa judicialmente.

Zeno Alano Vieira (MDB)

Foto: André Luiz/Agora Laguna

Natural de Lauro Müller, reside em Laguna há mais de 40 anos. Cirurgião com atuação no hospital local e comodoro do Iate Clube por duas vezes, se filiou pela primeira vez em 1982, ingressando no então PMDB. Concorreu como vice-prefeito na chapa vitoriosa de Nelson Abraham Netto na eleição de 1988. Deixou o partido tempos depois e em 1990 concorreu a deputado estadual pelo PDT. Foi o candidato a prefeito da Aliança Social Trabalhista, que uniu PDT, PSDB e PT em 1992, sem ser eleito.

Em 2016, chegou a ter seu nome cogitado como candidato pelo PMDB à sucessão de Everaldo dos Santos, que não foi adiante. Em 2020, foi candidato a vice na chapa de Preto Crippa, na época pelo Republicanos. Voltou ao MDB em 2022, quando também passou a presidir a Associação Catarinense dos Criadores de Camarão.