Jornalista prepara livro sobre imprensa de Laguna

Livro está na fase de captação de recursos para viabilizar o lançamento e de contribuições como fotos, relatos, documentos e exemplares de publicações que circularam pela cidade. Tudo ajuda a contar a história e toda contribuição é bem-vinda, ainda há jornais que não consegui localizar exemplares, apenas vagas referências de que existiram”, frisa o lagunense, que além dos arquivos locais, fez pesquisas em Tubarão, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e tem coletado depoimentos de profissionais e empresários em atividade na imprensa ou não.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Terra do fundador da Imprensa de Santa Catarina, a cidade de Laguna terá um livro para contar a história da comunicação local, iniciando nos jornais e chegando aos portais de notícias. A previsão de lançamento é para novembro.

O autor é o jornalista do Portal, Luís Claudio Abreu, 23, que vem se dedicando há cerca de três anos na pesquisa. “A ideia surgiu a partir da premissa que até o momento a cidade ainda não dispõe de uma obra totalmente dedicada à sua imprensa, que começou no impresso e avançou para a comunicação de massa”, revela.

A obra está em fase de finalização e apresentará dados dos mais de cem jornais e revistas que circulam ou foram editados na cidade, das emissoras de rádio, portais de notícia e da presença da televisão. A escolha de 2024 para o lançamento é simbólica: em setembro, a imprensa de Laguna comemora 160 anos do surgimento do primeiro jornal do município e da região Sul – O Pyrilampo, que circulou por três meses em 1864.

“Laguna tem algumas marcas de pioneirismo: o primeiro jornal diário com circulação e cobertura nas cidades vizinhas em 1914, a primeira rádio da região, que começou a ser formada nos anos 40, o jornal mais longevo do Sul foi daqui”, frisa o jornalista.

O jornalista também destaca que além de uma terra fértil para o surgimento de meios de imprensa, o município ainda é um desenvolvedor de talentos para o jornalismo. “Antecipo que as capas dos jornais – algumas históricas – estarão publicadas, bem como alguns fatos pouco conhecidos, como a vez em que um jornalista quase teve a casa bombardeada a mando do governador. Pelo menos é que o jornal dele contou”, comenta.

A produção também está na fase de captação de recursos para viabilizar o lançamento e de contribuições como fotos, relatos, documentos e exemplares de publicações que circularam pela cidade. Tudo ajuda a contar a história e toda contribuição é bem-vinda, ainda há jornais que não consegui localizar exemplares, apenas vagas referências de que existiram”, frisa o lagunense, que além dos arquivos locais, fez pesquisas em Tubarão, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e tem coletado depoimentos de profissionais e empresários em atividade na imprensa ou não.

Sobre o autor

Luís Claudio Abreu é lagunense, tem 23 anos e é acadêmico de Jornalismo e História. Jornalista com atuação na Rádio Difusora e Portal Agora Laguna, é um curioso pela história de sua cidade natal e mantém o espaço virtual As mil e uma histórias de Laguna. Já contribuiu com escritos para veículos de imprensa de Laguna, Tubarão e da Itália e é embaixador lagunense, título concedido em 2022, na ocasião do 342º aniversário do município. O contato pode ser feito pelo telefone (48) 9 9827-3496 ou pelo e-mail pesquisalaguna.jor@gmail.com.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna