Jogadores de Laguna são lembrados em ‘Dicionário do Avaí’

São mais de cinco mil verbetes com dados biográficos, fotos, estatísticas, algumas das quais ainda inéditas. Nas páginas do livro estão jogadores que vestiram a camisa do Avaí no passado, como Beneval Figueiró e Antônio Rebelo, o Cacá, e em tempos mais recentes, como Anderson Rosa.
Divulgação/Dois por Quatro Editora

Quantas pessoas podem ter passado por um time de futebol em cem anos? Certamente muitas. Contabilizar pode parecer um tarefa difícil de se realizar, mas não para um trio de escritores da capital do estado. Neste próximo domingo, 28, eles lançam o Dicionário do Avaí, que junta uma coleção de pequenos verbetes sobre jogadores, dirigentes e colaboradores que passaram ou continuam a vestir a camisa azurra – e tem lagunense no meio.

“O livro é um conjunto de verbetes com informações de personagens que passaram pela história do Avaí. Atletas, dirigentes, técnicos, patrocinadores, torcedores e pessoas que de alguma forma fizeram parte da trajetória do Leão da Ilha”, descreve o historiador Adalberto Klüser. Além dele, assinam os historiadores Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras. Antes, o trio também escreveu Avaí – 100 anos de histórias, lançado ano passado. Ambas as obras são uma forma de comemorar o centenário avaiano ocorrido em setembro de 2023.

São mais de cinco mil verbetes com dados biográficos, fotos, estatísticas, algumas das quais ainda inéditas. Nas páginas do livro estão jogadores que vestiram a camisa do Avaí no passado, como Beneval Figueiró e Antônio Rebelo, o Cacá, e em tempos mais recentes, como Anderson Rosa. O historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, que era médico, também aparece na obra: atuou no departamento médico do clube na década de 1930.

No evento de lançamento, que ocorrerá no auditório do clube na Ressacada, a partir das 16h, serão informados mais detalhes a respeito da comercialização da obra. “Esse é o resultado de anos de anos de pesquisa que resultou num trabalho inédito em Santa Catarina”, pontua Klüser.

Notícias relacionadas