Edson Scott, craque do Internacional nos anos 60 e 70, morre em Laguna

Natural de Caxias do Sul, onde nasceu em 1950, o atleta gaúcho morava em Laguna desde 1976, quando foi contratado para atuar pelo extinto Ferroviário, de Tubarão.
Edson Scott, em foto de arquivo de 2017, quando foi homenageado pelo Inter-RS.

Craque do Internacional-RS entre as décadas de 1960 e 1970 e um dos primeiros atletas do antigo Laguna Esporte Clube (LEC), o ex-jogador de futebol Edson Bastos Scott morreu nas primeiras horas deste sábado, 27, aos 73 anos. A informação foi confirmada por familiares ao Portal.

Natural de Caxias do Sul, onde nasceu em 1950, o atleta gaúcho morava em Laguna desde 1976, quando foi contratado para atuar pelo extinto Ferroviário, de Tubarão.

Edson Scott tem seu nome ligado às formações coloradas da década de 1960, nos juniores, e na seguinte, quando foi efetivado no time profissional do clube, com atuações pelo Campeonato Gaúcho e Brasileiro. Na competição nacional, chegou a jogar com Pelé.

“Ele era o melhor, não tinha para ninguém na época”, disse o ex-atleta ao falar com o Portal em 2022, quando o mundo do futebol lamentou a perda do rei da bola – coincidentemente, por trás do apelido da famoso, Pelé também se chamava Edson.

O zagueiro também vestiu a camisa do Avaí, de Florianópolis, e foi um dos primeiros atletas do LEC – esteve na formação que inaugurou o antigo estádio municipal em 1983, em um amistoso com o Fluminense-RJ, que terminou em empate com um gol para cada equipe.

Há pouco mais de seis anos, o Internacional levou Edson Scott de volta ao clube e ao Beira-Rio para uma homenagem aos craques do passado. Em 2022, por iniciativa do vereador Gustavo Cypriano (União), foi agraciado com o título de Cidadão Lagunense.

“Hoje me despeço de uma pessoa sensacional, um craque, dentro e fora das quatro linhas. Foi assim lá em meados dos anos 70, quando marcou história pelo Sport Club Internacional, meu lateral esquerdo favorito, meu ídolo! Te amo vô, cuida de nós aí de cima!”, escreveu o neto Eduardo Scott, em uma rede social.

A família vai divulgar os locais de velório e sepultamento ao longo do dia. Edson Scott deixa a esposa Maria da Graça, os filhos Edson Júnior, Rafael, Antônio, Diego (desaparecido desde janeiro de 2021 e cujo óbito foi reconhecido judicialmente) e Josué e os netos Eduardo, Izabela, Rafael Júnior, Rafaela, Miguel, Joaquim, Gabriel, Gabriela e Glauco.

Reveja: Vídeo publicado no Youtube, com narração de Luiz Noriega e imagens da TV Cultura (SP), registra o gol de Braúlio com passe de Edson Scott