Podemos, partido de vereador que pediu cassação de prefeito, diz que relatório é ‘ação individual’

"Além disso, o partido também está ciente de condutas, falas e situações não republicanas que chegaram ao nosso conhecimento. Essas serão analisadas com o rigor necessário, pois o Podemos não se omitirá da responsabilidade de fazer valer princípios éticos e processos devidos", diz um trecho da nota. Condutas citadas não foram esclarecidas publicamente.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

O partido Podemos, do qual faz parte o vereador Rodrigo Bento (ex-PL), emitiu uma nota, em rede social, na noite desta sexta-feira, 26, onde classifica como “ação individual” o relatório da Comissão Processante (CP dos Requerimentos) apresentado pelo filiado com conclusão pelo pedido de cassação do prefeito Samir Ahmad.

“Foi uma ação individual do parlamentar, sem orientação ou deliberação prévia da sigla. Rodrigo Bento, apesar de ser um membro recente de nosso partido, já participava dos trabalhos da Comissão Processante antes de sua filiação ao Podemos. A posição apresentada pelo vereador no referido relatório não deve ser vista como um reflexo das diretrizes ou políticas internas do Podemos”, diz o documento.

Em outro ponto, cita que vai analisar a questão. “O partido está conduzindo uma avaliação detalhada de todas as informações relacionadas ao caso, com auxílio de nossa orientação estadual. […] Além disso, o partido também está ciente de condutas, falas e situações não republicanas que chegaram ao nosso conhecimento. Essas serão analisadas com o rigor necessário, pois o Podemos não se omitirá da responsabilidade de fazer valer princípios éticos e processos devidos”. A sigla promete apresentar uma posição definitiva assim que finalizada as análises, “com transparência e responsabilidade”.

Rodrigo Bento encaminhou à CP um relatório em que pede a cassação do prefeito e absolvição do vice Rogério Medeiros (PSD). O documento teve voto favorável do membro Luiz Otávio Pereira (PL) e contrário do vereador Jaleel Farias (PSD), que opinou pela absolvição total da dupla que comando o Executivo. O parecer será debatido em sessão extraordinária que será convocada.

Contraponto

Agora Laguna procurou Rodrigo Bento, que foi citado pelo presidente partidário em entrevista como exemplo de independência, para comentar a nota do Podemos e não obteve retorno até a publicação do texto.

A Redação também entrou em contato com o presidente municipal da legenda, Dener Nascimento, chefe da Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama), para comentar, em razão da transparência dita na nota, quais seriam as condutas não republicanas e afins. Não houve retorno até o momento.

Leia a nota

Reprodução

Notícias relacionadas