Previous
Next

Condição para temporais segue para essa quinta

O deslocamento da frente fria do RS em direção a SC reforça as instabilidades e mantém a condição para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em todo o estado para esta quinta-feira, 7. A chuva e os temporais devem ocorrer principalmente entre a tarde e à noite.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

O deslocamento da frente fria do RS em direção a SC reforça as instabilidades e mantém a condição para temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em todo o estado para esta quinta-feira, 7. A chuva e os temporais devem ocorrer principalmente entre a tarde e à noite. Antes das instabilidades, a sensação será de calor e abafamento, com temperaturas máximas entre 32°C e 37°C em trechos do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte e entre 27°C e 31°C nas demais regiões.

Na sexta-feira, 8, a frente fria se afasta gradativamente de SC, favorecendo o avanço de uma massa de ar seco que já garante o retorno do tempo firme para áreas do Grande Oeste e Planalto Sul. Nas áreas litorâneas e do Vale do Itajaí, no entanto, o deslocamento da frente fria ainda causa pancadas de chuva entre a madrugada e o período da manhã.

No sábado, 9, o sistema de alta pressão, garante tempo firme na maior parte do estado, com exceção de áreas do litoral, onde a circulação marítima favorece maior presença de nuvens e a ocorrência de chuviscos esparsos. No domingo (10), o processo de formação de uma nova frente fria favorece o retorno da chuva e dos temporais a grande parte do estado, começando pelas áreas do Grande Oeste entre a madrugada e manhã, se espalhando pelas demais regiões ao longo do dia.

Entre o domingo, 10, e a segunda-feira, 11, a formação de áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região norte voltam a provocar chuvas e temporais em Santa Catarina.

Confira os detalhes

Quinta-feira (07/12):
Tempo: segue instável com variação de nuvens, aberturas de sol e pancadas de chuva no decorrer do dia.  Risco de temporais localizados, associado a chuva forte, ventania e granizo.
Temperatura: em rápida elevação.
Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no Litoral Sul, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: formação de uma frente fria no litoral Sul do Brasil.

Sexta-feira (08/12):
Tempo: as nuvens diminuem e o sol aparece na maioria das regiões, no decorrer do dia, permanecendo o norte do estado com chuva ocasional devido ao deslocamento da frente fria.
Temperatura: diminui com o avanço de uma massa de ar mais frio (alta pressão).
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas de 50 a 70km/h no litoral.

Sábado (09/12):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. No Extremo Oeste e Oeste condição de chuva isolada na tarde e noite.
Temperatura: mais amena na faixa leste e elevada no oeste do estado.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (10/12):
Tempo: predomínio de nuvens e chuva em SC, no decorrer do dia, devido a novas áreas de baixa pressão no Sul do Brasil. Risco de temporais localizados especialmente no oeste do estado.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas

Previous
Next