#SóAcho: na espera das tainhas

Um resumo dos principais fatos da semana, na visão e nas lentes de Elvis Palma.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

BADEEEEEIRA: Esse é o tradicional grito do responsável da parelha da prainha do Farol de Santa Marta informando que a tainha foi avistada no mar. É nesse momento que a canoa segue a remo sobre orientação dos pescadores que sinalizam no alto do morro onde está o cardume. Claro, todos os moradores, pescadores, mulheres e crianças que ajudarem na puxada da rede são recompensados. É uma tradição de anos que vem se mantendo viva atualmente e um espetáculo incrível de se ver quanto o cerco é de uma grande quantidade de tainhas. Que venha uma boa safra. O início se deu neste último dia 1º de maio.

FALANDO EM TAINHAS, as primeiras da temporada 2024 já foram capturadas nesta quinta-feira dia 2. Cerca de cem quilos do peixe, um dos mais consumidos nesta época do ano, foram pescados através do cerco com a tradicional canoa a remo.

Foto: Fabrício Costa/Colaboração/Agora Laguna

EM DESTAQUE I: O grupo de dança da professora lagunense Daniele Godoy será uma das atrações do aniversário de Tubarão no próximo mês. A apresentação reproduzirá a coreografia em homenagem à Anita Garibaldi, concebida como uma mensagem referente. O título é propício: “Fortes guerreiras”.

EM DESTAQUE II: A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) entregou no começo da semana uma moção de agradecimento para a agente temporária do Centro de Operações Especiais, Laisa Firmino Luciano de 21 anos. Em fevereiro, ela, por telefone, ajudou a salvar a vida de um bebê, de apenas sete dias, em Laguna.

EM DESTAQUE III: Os árbitros lagunenses, Adroaldo Pacheco de Souza e Cid César de Oliveira Miró, fazem parte da elite da arbitragem do futsal brasileiro estão escalados para o jogo Blumenau x Minas da Liga Nacional, a competição mais importante do Brasil.

#TODOSPELOJOCA: Um grupo de tutores e cães participou, no domingo, 28, de um protesto no Aeroporto Internacional de Florianópolis contra as formas de transporte de pets pelas companhias aéreas. Um destes cãezinhos é de Laguna: a pastora alemã capa preta Zoe, que soma mais de 50 mil seguidores nas redes sociais.

Divulgação

REGISTREI I: Momentos da primeira comunhão na localidade de Caputera. Receberam pela primeira vez o corpo de Cristo e que esse momento fique para sempre registrado em suas memórias e no seu coração. Parabéns pela Primeira Eucaristia. Gratidão a comunidade e catequistas pelo convite para registrar esses momentos especiais.

REGISTREI II: Também na localidade de Caputera, a a quarta apresentação do Boi de Mamão da comunidade. “Música para todos” e “Boi de mamão nas comunidades” foram selecionadas pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Agradeço a Associação Cultural e Social da Caputera pelo convite para deixar registrado através da fotografia todas as apresentações do projeto.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

UNIÃO DOS ARTISTAS: Em comemoração aos 164 anos de fundação, a Sociedade Musical União dos Artistas (SMUA) anunciou que fará um desfile musical no sábado, 4, às 9h, pelas ruas do Centro Histórico. A banda foi fundada em 3 de maio de 1860 e é considerada a sociedade musical civil mais antiga ainda em atividade no país.

COMÉRCIO ABERTO: O comércio de Laguna fará três dias seguidos de horário estendido especial para o Dia das Mães. O primeiro deles será com o Sábado Legal do dia 4, quando os estabelecimentos vão poder abrir as portas até 17h. Na sexta-feira dia 10, as lojas podem ficar abertas até 22h e no sábado, 11, até 17h. A informação foi confirmada pelas entidades ligadas ao setor.

SALDO POSITIVO: Após fevereiro ser negativo, março foi de saldo positivo na geração de empregos formais na cidade de Laguna. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) A cidade contabilizou 492 admissões e uma baixa de 379 empregados, o que dá um saldo de 113 vagas geradas a mais.

SANTO ANTÔNIO 2024: Neste domingo dia 05 de maio as 19h na Matriz será dado o início a 347ª Festa do Padroeiro Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Durante a Missa será apresentada a programação da festa, lembranças deste ano, e, também acontece a entrega da premiação dos ganhadores da rifa.

SENADINHO DO PORTAL: Após meses de preparação o Portal Agora Laguna levou ao ar, na noite da última terça-feira, 30, o primeiro programa do Senadinho. A pré-estreia, transmitida ao vivo pelas plataformas do site, revelou como será a dinâmica da atração e ainda sorteou a ordem de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito da cidade mais antiga do Sul catarinense. O primeiro a ser entrevistado no dia 7 de maio é o pré-candidato do Podemos, Norton de Araújo Mattos.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

NA POLÍTICA municipal ainda continua cedo para prever algo sobre a próxima eleição de outubro onde a população vai às urnas para escolher o novo prefeito e a nova composição da Câmara de Vereadores. Muita conversa, muito namoro, até que tudo possa estar definido no início de agosto. É certo que alguns nomes já foram descartados embora tenham começado uma pré-campanha bem cedo e outros ainda, talvez, se encaixem em vice de alguma composição.

FINALIZANDO: “Não se desespere se nem tudo saiu como você planejou. Um novo mês traz sempre a chance de recomeçar. Dê boas-vindas ao mês de maio e corra atrás dos seus sonhos. Acredite em você”.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next