Nando Les Paul lança nova música e fala sobre tocar no ‘lar dos Beatles’

Música começou a ser divulgada nas plataformas digitais e ganhará videoclipe nos próximos dias.
Nando Les Paulo em dois momentos: com Amandah Amâncio, na gravação de clipe, e no palco do Cavern, em Liverpool. Fotos: Hudson Felipe/Hi Produtora e Wallace, by @cityshot_

Essa semana tem sido um mix de emoções para o músico lagunense Nando Les Paul. Além de finalizar o processo criativo de sua nova música, que começa a ganhar as plataformas digitais nesta sexta-feira, 20, o artista teve a experiência de tocar no histórico Cavern Club, um pub localizado em Liverpool, na Inglaterra, onde os Beatles começaram suas apresentações 60 anos atrás e explodiram musicalmente pelo mundo.

O single I’ve got the view (Eu tenho a perspectiva, em português literal) nasceu de um sonho, mas não do músico e sim do primo, Rafa Caruso, que assina a composição como parceiro. “Ele me mandou e disse: ‘Olha, eu sonhei com esse trecho aqui de letra e que era uma música lenta’. E aí eu recebi aquilo e virou exatamente o refrão. Completei essa letra com algo que me lembrava à minha infância e que é uma sensação que eu acho que deve ocorrer com muitas pessoas, né? Pensei que a vida podia ser mais simples do jeito que eu queria que acontecesse”, descreve.

Essa visão inocente e ingênua de um mundo que não funciona dessa forma evolui com a canção. “Ela tem uma mensagem forte que é assim: o mundo não é governado por isso, né, pela ingenuidade, pela inocência, pela bondade das crianças, mas por conta dos interesses que o mundo dos adultos acaba abarcando”. Na gravação, o músico divide o vocal com a cantora Amandah Amâncio, de Florianópolis, onde o clipe foi gravado com cenas na quase centenária ponte Hercílio Luz. Na equipe de produção, mais dois lagunenses atuaram: o videomaker Hudson Felipe e o produtor musical Fernando Ilíbio.

A música já pode ser ouvidas na plataformas digitais, mas o videoclipe ficará guardado por mais alguns dias. Nando explica que a decisão de liberar primeiro a canção é uma ideia de permitir aos ouvintes conhecer primeiro a canção para depois embarcarem no audiovisual. Ou melhor, na perspectiva de I’ve got the view.

Cavern Club é importante na história da música

Foi no interior do Cavern Club que os ingleses ouviram os primeiros acordes de um grupo de jovens músicos, os The Beatles. O clube de jazz começou a abrir espaço para o rock and roll no começo dos anos 60, e foi o palco inicial dos meninos de Liverpool. Além deles, nomes e bandas como Rolling Stones, The YardbirdsQueen, John Hooker e Elton John também se apresentaram naquele palco. O Cavern original foi “desmontado” nos anos 70 e reconstruído alguns metros adiante na mesma rua na década seguinte, com o mesmo estilo.

Para muitos músicos, tocar no pub é um sonho. Nando Les Paulo realizou essa vontade. “Uma experiência incrível. Fora de série. Nem imaginava, era algo distante e surgiu a viagem para cá e a oportunidade de apresentar algumas músicas. Toquei Beatles e algumas das minhas. O gerente disse que gostou bastante”, comenta o lagunense. “É algo que vou levar, em um cantinho bem especial, pelo resto da minha vida”.

Ouça e confira a letra traduzida de I’ve got the view

EU TENHO A PERSPECTIVA
(Nando Les Paul/Rafa Caruso)

Uma vez no meu pequeno mundo
Eu costumava pensar que a vida era fácil
Se tivesse acontecido como eu pensei que deveria
E então eu cresci e vi que era mais difícil
Porque a inocência de uma criança não governa o mundo, e agora

Eu tenho a perspectiva
Eu tenho os olhos
Eu tenho a bagagem que
Irei levar pela vida

Uma vez neste grande mundo
não me acostumo
Mas se eu pudesse transformaria armas em rosas, ódio em amor
E se você me perguntar, tudo que eu quero é minha inocência de volta
Porque costumava governar meu mundo
Meu único mundo verdadeiro

Eu tenho a perspectiva
Eu tenho os olhos
Eu tenho a bagagem que
Irei levar pela vida

Notícias relacionadas

Previous
Next