Palco histórico e célebre da cultura lagunense, o Cine Teatro Mussi, que completa 72 anos daqui uma semana, ganhou um regulamento, conforme decreto assinado pelo prefeito Samir Ahmad (Republicanos). A normativa foi publicada no Diário Oficial (DOM), da última quinta-feira, 8. Confira a normativa completa aqui.
O espaço será destinado “prioritariamente à exibição de peças teatrais, espetáculos musicais e de dança, cinema e outros eventos culturais, colações de grau e formaturas, congressos, convenções, seminários, encontros e palestras, desde que condizentes com sua estrutura física, respeitando suas condições e em conformidade com os projetos e diretrizes estabelecidos”. Não poderá ser usado para fins políticos, partidários ou semelhantes.
- Veja também: Relembre a história do Cine Mussi, em reportagem publicada por ocasião do 70º aniversário de inauguração.
A normativa publicada no DOM define, também, os regramentos para cessão. Um dos pontos indica que a autarquia “poderá abrir editais de autorização de uso do Cine Teatro Mussi para apresentações artísticas e temporadas, podendo ser bimestral, trimestral ou anual” e que, caso não haja edital, a solicitação de uso poderá ser feita com requerimento à prefeitura pela internet com antecedência. “Será dada preferência aos grupos, companhias e artistas residentes no município de Laguna, em caso de choque de datas, o responsável pelo teatro entrará em contato para a adequação dos horários, levando em consideração a valorização da diversidade cultural”, diz o documento.
Em outro artigo, fica proibido consumo de bebidas alcoólicas ou fumar em qualquer dependência do Cine Teatro Mussi, assim compreendido como os salões, a plateia, palco e camarim. Sendo exceção se a encenação fora comprometida com execução deste ponto. O uso dos espaços do Mussi implicará no pagamento de uma taxa pública, que será definida em portaria específica. Além disso, o custo de manutenção por danos causados durante uma execução artística será arcado pelo organizador do evento.