Semana de frio intenso em Santa Catarina

Na segunda-feira, 16, uma intensa massa de ar frio e seco, de origem polar, começa a atuar em Santa Catarina, provocando declínio acentuado nas temperaturas. Além de no amanhecer ficarem abaixo dos 10°C em praticamente todo o estado.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

 906 visualizações,  12 views today

A atuação de uma área de baixa pressão atmosférica deixa o tempo instável na porção oeste de Santa Catarina neste sábado, 14. Pancadas de chuva são esperadas nestas regiões entre a  tarde e a noite, junto a um aumento gradativo de nebulosidade nas demais regiões do estado, conforme o sistema avança. No período da tarde, as temperaturas ficam em torno dos 17°C no Planalto Sul, dos 20°C na metade oeste e variam entre 21°C e 23°C nas demais regiões.

No domingo, 15, a formação de um sistema de baixa pressão próximo a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul provoca pancadas de chuva durante o dia no estado. Além disso, a direção dos ventos muda de norte para sul, com rajadas de intensidade moderada podendo ser observadas nas áreas litorâneas entre a tarde e a noite.

O dia amanhece com temperaturas mínimas entre 9°C e 13°C entre os planaltos e de 13°C a 16°C no litoral, Vale do Itajaí e porção oeste do estado. À tarde, as máximas ficam em torno dos 14°C no Planalto Sul, variam de 15°C a 18°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte e oscilam entre 21°C e 25°C nas demais regiões catarinenses.

Na segunda-feira, 16, uma intensa massa de ar frio e seco, de origem polar, começa a atuar em Santa Catarina, provocando declínio acentuado nas temperaturas. Além de no amanhecer ficarem abaixo dos 10°C em praticamente todo o estado (exceto litoral), ao longo do dia as temperaturas não apresentam grande elevação, especialmente do Extremo Oeste ao Planalto Sul, onde as máximas não devem passar dos 13°C. Entre o Litoral Sul, Baixo Vale e Litoral Norte, variam entre 20°C e 23°C. Rajadas de vento de direção sul, de intensidade moderada a forte (entre 45 e 60 km/h) devem ser observadas nas áreas mais altas do estado e Litoral Sul, o que contribui para  a sensação de frio.

Entre terça, 17, e quarta-feira, 18, a massa de ar frio segue atuando em SC, juntamente a um sistema de baixa pressão no oceano, que ao se aproximar do estado, causará fortes ventos. Estes dois fatores atuarão em conjunto para declinar ainda mais as temperaturas e provocar sensações térmicas próximas ou abaixo de 0°C em boa parte do estado, com chance para ocorrência de precipitações invernais (como neve) na serra catarinense e geadas amplas nas áreas mais elevadas e interioranas do estado .

Em Laguna

SÁBADO: mínima 12ºC e máxima 23ºC – Nebulosidade variável e chuva a tarde;
DOMINGO: mínima 14°C e máxima 22ºC –
Nebulosidade variável e chuva isolada;
SEGUNDA: mínima 8ºC e máxima 18ºC –
Encoberto, melhorando no decorrer do dia;
TERÇA: mínima 6ºC e máxima 11ºC –Sol com aumento de nuvens.

Veja os detalhes

Sábado (14/05):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No Litoral Norte, chuva fraca na madrugada e manhã. No decorrer do dia condição de chuva isolada no Extremo Oeste e Oeste.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: Cavado (área de baixa pressão) no Paraguai ao RS.

Domingo (15/05):
Tempo: predomínio de nuvens com chuva isolada em SC, devido à proximidade de um sistema de baixa pressão do litoral.
Temperatura: mais elevada, em declínio no fim do dia com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Brasil.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas no Litoral (40 a 60 km/h) no fim do dia.
Sistema: baixa pressão no litoral sul do Brasil.

Segunda-feira (16/05):
Tempo: mais nuvens na madrugada e manhã, com sol e declínio da temperatura no decorrer da tarde em todas as regiões de SC.
Temperatura: em declínio acentuado com a massa de ar polar mais próxima de SC.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, mais forte no Litoral sul e Planalto Sul (50 a 70 km/h).

Terça-feira (17/05):
Tempo: mais nuvens com condição de chuva congelada e/ou neve no Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. Sol com variação de nuvens nas demais regiões de SC.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a oeste, moderado com rajadas fortes de 50 a 80 km/h.

Quarta-feira (18/05):
Tempo: continua com nebulosidade e condição de chuva e até congelada e/ou neve no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul e Norte. Sol com variação de nuvens e chuva isolada nas demais regiões de SC.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a oeste, moderado com rajadas fortes de 50 a 80 km/h.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil