Temperaturas sobem a partir desta sexta-feira

Em Santa Catarina, o predomínio é de poucas nuvens e há condições para chuva e temporais isolados entre o sul do estado e Grande Florianópolis entre a madrugada e manhã.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

Nesta sexta, 26, as instabilidades recuam para o RS e o Uruguai, onde se inicia o processo de formação de uma nova frente fria. Em Santa Catarina, o predomínio é de poucas nuvens e há condições para chuva e temporais isolados entre o sul do estado e Grande Florianópolis entre a madrugada e manhã. No amanhecer, as temperaturas variam entre 12°C e 15°C nos planaltos e entre 16°C e 19°C nas demais regiões. Com o predomínio de sol e ventos de norte, as temperaturas máximas variam entre 28°C e 31°C no Extremo Oeste e Oeste. No Meio-Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas variam entre 26°C e 29°C.

No sábado, 27, a nova frente fria permanece concentrada no Rio Grande do Sul, o que favorece a presença de sol e elevação das temperaturas em Santa Catarina. No sul catarinense, temporais isolados podem ocorrer devido à proximidade das instabilidades. As temperaturas mínimas ficam na casa dos 20°C no Extremo Oeste e litoral e entre 15°C e 18°C nas demais regiões. À tarde, a ausência de nebulosidade e os ventos vindos do norte do país elevam consideravelmente as temperaturas no estado, com máximas de 35°C no Litoral Sul.

Entre o domingo, 28, e a segunda-feira, 29, as instabilidades avançam lentamente do RS em direção às áreas de divisa, tendendo a ficarem estacionadas entre o Planalto e Litoral Sul, onde são esperadas chuvas e temporais ao longo do período.

Confira os detalhes

Sexta-feira (26/04):
Tempo: no Planalto Sul, Litoral e Vale do Itajaí mais nuvens e condição de chuva até o início da tarde, com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas no Litoral (40 a 60 km/h).

Sábado (27/04):
Tempo: sol entre algumas nuvens e calor em SC devido a condição pré-frontal (que antecede a chegada de uma frente fria).
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no oeste e sul do estado.

Domingo (28/04):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva e temporais localizados a partir da tarde especialmente do Meio-Oeste ao Litoral devido a chegada de outra frente fria fraca.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.