Previous
Next

Tomada de Laguna deve ser apresentada anualmente, aponta pesquisa com comerciantes

Em 2024, o evento foi apresentado de 13 a 30 de março, com cerca de 300 atores e figurantes e uma equipe que se aproximou de 500 envolvidos. Personagens principais, Anita e Giuseppe foram interpretados pelos artistas nacionais Thaís Melchior e Miguel Coelho.
Foto: Raul Rodrigues/Divulgação

O multiteatro ao ar livre Tomada de Laguna deve ser apresentado anualmente, segundo opinião de 68% dos entrevistados em uma pesquisa divulgada, nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

Em 2024, o evento foi apresentado de 13 a 30 de março, com cerca de 300 atores e figurantes e uma equipe que se aproximou de 500 envolvidos. Personagens principais, Anita e Giuseppe foram interpretados pelos artistas nacionais Thaís Melchior e Miguel Coelho.

Foram 45 entrevistados, na região do  Centro, Magalhães, Portinho, Mar Grosso e Cabeçuda, sendo proprietários de restaurantes e lancherias, comércios diversos (11), táxis, lojas de artesanato e souvenir, hotéis, mercados, postos de combustíveis e farmácias.

“Esta amostragem do que pensa o setor econômico e os efeitos da apresentação é importante para saber se o evento está em consonância e se é do interesse da população para que o mesmo continue a ser apresentado, além de nortear os projetos que serão apresentados para os próximos anos”, destaca a nota enviada pelo CulturAnita.

Confira os resultados

  • Se assistiram uma das apresentações da Tomada: 68% sim e 32% não;
  • Como ficaram sabendo do espetáculo: 63% por redes sociais (sendo 76% por Instagram); 15% por amigos; 10% por rádio; 8% por televisão; 3% por jornais e 1% não lembram;
  • Nota sobre a importância da Tomada: 97% avaliou com notas de seis a dez; 2% não souberam e 1% deu nota inferior a cinco;
  • Nota sobre a importância do espetáculo sob aspecto turístico: 96% avaliou com notas de seis a dez; 3% deram nota inferior a cinco; e 1% não soube;
  • Se o cais no Centro é adequado para as próximas edições: 88% disseram que sim; 6% que não; e 6% não responderam;
  • Se concordam com incentivo cultural do poder público: 79% disseram que sim; 9% que não; e 12% não responderam
  • Se voltariam na próxima edição: 92% disseram que sim; 6% que não; e 2% não responderam;
  • Se a Tomada de Laguna deve ser apresenta anualmente: 68% disseram que sim; 31% opinaram por uma edição a cada dois anos; 1% não responderam;
  • Se as próximas edições devem ter ingresso solidário: 96% disseram que sim; 3% não responderam; 1% disse que não

Segundo o CulturAnita, “para computar os resultados, foram arredondados as frações dos percentuais maiores de 0,5% para cima, e as frações menores de 0,5% foram arredondados para baixo”. A pesquisa não teve “método científico para selecionar os proprietários dos 45 estabelecimentos comercias entrevistados”. O resultados podem ser conferidos na sede do instituto, onde a pesquisa estará arquivada por 30 dias.

Notícias relacionadas

Previous
Next