Polícia se manifesta sobre prisão de militar por violência doméstica

Nota da corporação reforça que ocorrência não aconteceu durante exercício da atividade policial.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Laguna se manifestou sobre a prisão de um de seus policiais, ocorrida na tarde desta terça-feira, 19. O agente, 52 anos, foi detido preventivamente pela Polícia Civil em investigação que apura o crime de violência doméstica e familiar contra sua ex-companheira, 31 anos.

A corporação confirma ter sido acionada para a ocorrência do dia 16 de abril, em que o homem tentou invadir a casa da vítima e chegou a quebrar uma das janelas. A situação foi tornada pública pela mulher, que gravou um vídeo e divulgou na internet.

Segundo a PM, quando a guarnição chegou na residência, o militar não estava no local. “Foram efetuadas buscas, mas ele não foi encontrado, desta forma, o Boletim [de ocorrência] foi devidamente lavrado e as providências de assistência a vítima foram tomadas”, diz a corporação.

O policial teve a prisão decretada na segunda-feira, 18, e o mandado foi cumprido esta tarde. Ele ficará detido no batalhão.

“Cumpre destacar que os crimes investigados são de competência da Justiça Estadual, pois foram praticados fora do contexto da atividade policial militar”, diz a nota.

A PM também afirmou que “pauta suas ações na estrita legalidade, visando sempre a preservação da ordem e proteção da vida”.

Leia a nota completa

A Polícia Militar de Santa Catarina, através do Comando do 28º Batalhão de Polícia Militar – Laguna, teve ciência no dia 16 de abril do corrente acerca de um vídeo informando sobre ocorrência de violência doméstica praticada por um policial militar. Desta forma, cabe esclarecer que:

1) A Polícia Militar foi acionada para o atendimento da referida ocorrência, sendo constatado possível crime de ameaça, dano e lesão corporal de natureza leve, todos na situação de violência doméstica e familiar contra a mulher. Entretanto, o autor já havia se evadido do local. Foram efetuadas buscas, mas ele não foi encontrado, desta forma, o Boletim foi devidamente lavrado e as providências de assistência a vítima foram tomadas;

2) No dia 18 de abril de 2022 a Justiça decretou a prisão preventiva do Policial Militar, que foi efetuada hoje (19/04) em uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar. Após ouvido pela Polícia Civil, o autor dos fatos foi encaminhado ao 28º Batalhão da Polícia Militar, onde permanecerá preso à disposição do Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Laguna.

3) Cumpre destacar que os crimes investigados são de competência da Justiça Estadual, pois foram praticados fora do contexto da atividade policial militar.

Desta forma, ressaltamos que a Polícia Militar de Santa Catarina pauta suas ações na estrita legalidade, visando sempre a preservação da ordem e proteção da vida.

PMSC – Preservar a ordem, proteger a vida

Previous
Next