Em nota pública, promotores de eventos em Laguna pedem ‘compreensão da sociedade’ após críticas

Promotores classificam como injusta a associação do aumento de casos de coronavírus com os eventos. "A proibição dos nossos eventos não trará resultado efetivo já que as festas não deixaram de acontecer, só mudará de endereço. Assim como aconteceu nos momentos críticos da pandemia que estivemos fechados por 18 meses, os eventos clandestinos não deixaram de acontecer em nenhum momento", dizem, no texto. 
Divulgação

Em meio a um aumento exponencial de casos de coronavírus em Laguna e diante de críticas recebidas à realização de eventos particulares na cidade, a Associação Lagunense de Promotores de Eventos (Diverte Laguna) emitiu uma nota pública, na tarde desta quarta-feira, 5, onde pede “compreensão” à sociedade.

Os promotores classificam como injusta a associação do aumento de casos de coronavírus com os eventos. “A proibição dos nossos eventos não trará resultado efetivo já que as festas não deixaram de acontecer, só mudará de endereço. Assim como aconteceu nos momentos críticos da pandemia que estivemos fechados por 18 meses, os eventos clandestinos não deixaram de acontecer em nenhum momento”, dizem, no texto.

Os organizadores afirmam, ainda, que trabalham “incansavelmente” para adequar o planejamento ao protocolo de evento adotado pelo município de Laguna, “ainda mais rígido que o decreto do Estado”. Na cidade, os eventos devem ser exclusivos para vacinados, sem considerar o teste negativo (RT-qPCR) em até 72 horas antes do evento, como prevê a normativa estadual.

“Estamos em um momento de alta temporada e com a interferência de uma nova variante somada a chegada de um novo tipo de gripe. É normal até aumento de contaminação, mas isso não pode ser motivo imediato de cancelamento de tudo o que foi planejado há meses”, avaliam os promotores. A nota pública é assinada pela associação, em nome dos eventos Moto Laguna, Uni Spring Break, Hangar Na Praia, Porcada Summer, Churrascada, Rock Laguna Summer e os blocos Skentaí, Rosa, Pangaré e Babalaô. O texto é uma forma de responder às críticas recebidas nos últimos dias, momento em que Laguna viu o número de casos positivos saltar para mais de 50 em dois dias e registrar aumento na procura por atendimento na unidade de triagem e no hospital de caridade.

Ainda no texto, a Diverte Laguna pede que a sociedade compreenda já “que existem famílias”, cuja “atividade [de realização de eventos] é sua fonte de renda”. “Somos o setor que sofre as maiores restrições de funcionamento, somente os nossos eventos fazem controle de acesso e verificação de vacinação e mesmo assim muitos insistem em nos acusar somes maior problema. Nossa maior contribuição é justamente o incentivo à vacinação”, finaliza o comunicado.

Leia a nota completa

Associação Lagunense de Promotores de Eventos DIVERTE LAGUNA representada pelos principais eventos privados de Laguna vem a público reiterar o compromisso e respeito as normas sanitárias impostas pelo município para realização dos eventos.

Nossos eventos geram grande impacto econômico na cidade. Cientes dessa responsabilidade estamos trabalhando incansavelmente para cumprir todas as determinações. O município de Laguna determinou que os eventos de Laguna sejam exclusivos para VACINADOS, sendo ainda mais rígido que o decreto do estado de Santa Catarina que autoriza o teste de PCR 72h antes do evento.

Gostaríamos também de deixar claro que festas, encontros que geram aglomeração não acontecem somente em nossos eventos. Diariamente vimos situações semelhantes em praias, restaurantes, supermercados, comércio, praças e principalmente em festas particulares que acontecem com grande frequência nas datas de final de ano.

Relacionar o aumento dos casos de COVID única e exclusivamente aos eventos é injusto. A proibição dos nossos eventos não trará resultado efetivo já que AS FESTAS não deixaram de acontecer, só mudará de endereço. Assim como aconteceu nos momentos críticos da pandemia que estivemos fechados por 18 meses, os eventos clandestinos não deixaram de acontecer em nenhum momento.

A volta dos eventos trouxe inegáveis avanços, incentivo a VACINAÇÃO foi um deles. Os eventos no nosso estado estão liberados e acontecendo com grande frequência desde outubro de 2020. Quando iniciamos estávamos com bandeiras amarelas e em algumas regiões vermelhas. Em 1 mês que os eventos já estavam liberados a bandeira do estado passou para azul, ou seja, a realização dos eventos não trouxe impacto real.

Estamos em um momento de alta temporada e com a interferência de uma nova variante somada a chegada de um novo tipo de gripe. É normal até aumento de contaminação, mas isso não pode ser motivo imediato de cancelamento de tudo o que foi planejado há meses.

Nossos investimentos para a realização dos eventos são gigantescos. Precisamos da compreensão da sociedade que na cadeia de eventos existem famílias, e a atividade é sua fonte de renda.

Somos o setor que sofre as maiores restrições de funcionamento, somente os nossos eventos fazem controle de acesso e verificação de vacinação e mesmo assim muitos insistem em nos acusar como o maior problema. Nossa maior contribuição é justamente o incentivo à VACINAÇÃO.