SC Par busca empresa para fazer dragagem do berço de atracação do Porto de Laguna

Como a maior parte do pescado em Santa Catarina é capturado por meio da modalidade cerco, através de embarcações conhecidas como traineiras, algumas têm calado (distância entre a linha da água e o ponto mais baixo da embarcação) de mais de três metros e aumentar a profundidade do canal vai tornar segura a atracação dessas embarcações.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A dragagem do berço de atracação do Porto de Laguna teve sua licitação lançada esta semana pela SC Par, empresa estatal que administra a estrutura portuária. O objetivo é permitir que embarcações de maior porte, que requerem profundidade maior para atracar, possam aportar no terminal.

“A dragagem vai remover sedimentos para aumentar a profundidade, que poderá chegar a cinco metros, e tornar o nosso terminal pesqueiro mais atrativo e seguro para os armadores”, detalha o gerente do porto, Fernando Vechi. Sedimentos que vêm trazidos pelo Rio Tubarão e afluentes provocaram o assoreamento do canal, cuja profundidade atual é inferior a três metros.

O governo prevê que a obra impulsionará as operações do porto. Como a maior parte do pescado em Santa Catarina é capturado por meio da modalidade cerco, através de embarcações conhecidas como traineiras, algumas têm calado (distância entre a linha da água e o ponto mais baixo da embarcação) de mais de três metros e aumentar a profundidade do canal vai tornar segura a atracação dessas embarcações.

Segundo informou a SC Par, já foi feito o processo de obtenção do licenciamento ambiental da obra e o valor do investimento dependerá do resultado do processo licitatório. O contrato prevê que as obras não podem interferir nas atividades portuárias. “É a principal obra prevista para este ano. Também trabalhamos para concluir o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento em 2022, o que possibilitará novos contratos de arrendamento”, afirma o gerente.

Interessados em concorrer podem encaminhar as propostas o dia 14 de setembro de 2021, às 14h. Documentos e detalhes da licitação estão publicados na área de licitações no site da empresa.