Laguna recebe novas doses de vacina contra a influenza

Divulgação

Laguna recebeu nesta terça-feira, 24, novas doses de vacina contra a influenza. Com isso, a campanha seguirá nesta quarta, seguindo o cronograma previamente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo apurado pelo Portal Agora Laguna, são ao todo 1.310 novas doses, o que corresponde a 9% do público-alvo, que serão destinadas aos profissionais da saúde e idosos.

Leia também: Campanha de vacinação contra a gripe inicia movimentada no Centro

Nesta terça-feira, a campanha precisou ser suspensa pela prefeitura por falta de doses suficientes para a população.  Só no Centro Histórico, 1.500 pessoas foram vacinadas.

Seguindo o cronograma, as doses serão oferecidas nos bairros Magalhães, Ponta da Barra, Estreito, Perrixil, Morro Grande e Madre. (Veja no fim da matéria). Os novos locais e datas só serão divulgados a medida que novas vacinas forem chegando.

“O idoso que tiver carro ou alguém que tenha, não precisar descer do veículo, pois nós iremos até eles”, salienta a coordenadora do Programa de Imunização municipal, Rosimari Nunes.

Todas as semanas, até o fim da campanha de vacinação contra a influenza, previsto para o dia 22 de maio, o município será reabastecido com novas doses. A ideia, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é imunizar 2.271.314 pessoas, sendo que a meta é vacinar ao menos 90% de cada grupo-alvo em Santa Catarina.

A campanha em 2020 foi antecipada como reflexo do avanço do novo coronavírus (Covid-19) no país. Até então, acontecia sempre entre abril e maio. Apesar de adiantada em virtude da doença, a vacina não imuniza contra o vírus e se trata de uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Etapas

  • 1ª fase – a partir de 23 de março: vacinação de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase – a partir de 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 3ª fase – a partir de 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Confira o cronograma de vacinação especial em Laguna

Quarta-feira, 25 de março

  • Magalhães – praça da igreja (das 8h às 11h e das 13h às 16h)
  • Ponta da Barra – salão paroquial da comunidade (das 8h às 11h e das 13h às 16h)
  • Morro Grande – salão paroquial da comunidade (das 8h às 11h)
  • Madre – sub-unidade de saúde (das 13h às 16h)
  • Estreito – sub-unidade de saúde (das 8h às 11h)
  • Perrixil – sub-unidade de saúde (das 13h às 16h).