Ações de prevenção contra o Aedes aegypti serão realizadas durante mobilização nacional

Teve início nesta segunda-feira, 26, a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypt, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais em todo o país. O dia ‘D’ da mobilização será sexta-feira, 30.

Em Laguna, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe de combate à epidemias, promoverá diversas ações de prevenção e conscientização acerca do conhecido mosquito da dengue. Os profissionais realizarão palestras em escolas e distribuição de materiais informativos sobre os perigos desta doença e ainda das demais como zyka e chikungunya, também transmitidas pelo vetor.

Além da mobilização nesta época do ano, outras ações para prevenção da proliferação do Aedes aegypt são realizadas, como a colocação de armadilhas para a captura das larvas do inseto. “Os agentes verificam se nos recipientes, colocados propositalmente, há larvas e se houver elas são recolhidas, analisamos para ver de qual espécie de mosquito seria”, explica Adriana Rodrigues, coordenadora da equipe de epidemiologia.

As mais de cento e trinta armadilhas estão localizadas em ‘pontos estratégicos’ como nos terminais pesqueiro e rodoviário, borracharias, floriculturas e locais com maior movimentação de público. A monitoração dessas regiões é feita a cada quinze dias.

Prevenção

O transmissor da dengue, zykachikungunya, é um mosquito que tem como característica, a presença de listas brancas ao longo de seu tronco, pernas e cabeça. É uma inseto com vivência urbana, prefere se localizar dentro de residências, mas pode ser encontrado em áreas rurais.

Para evitar a proliferação dos mosquitos procure sempre evitar o acúmulo de água parada, pois locais com essa característica são os mais propensos à colocação dos ovos da fêmea. Pneus, vasos de plantas, e até mesmo uma tampa de garrafa podem virar espaços de reprodução do inseto.

Aedes aegypti possui, principalmente, hábitos diurnos, porém, também ataca durante a noite.