Calorão: fim de semana com temperaturas elevadas em toda região

À tarde, máximas de 30°C a 34°C na maior parte do estado, chegando aos 37°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Os próximos dias seguirão com altas temperaturas em Santa Catarina, agora favorecidas pelo fluxo de calor vindo da região Norte do país.

Na sexta-feira, 15, o sol predomina na maior parte do dia, favorecendo a manutenção das temperaturas altas em todas as regiões. Entre a tarde e a noite, o forte calor combinado e a aproximação de uma frente fria que se desloca pelo RS, favorecem a chance de pancadas de chuva e temporais isolados, nas áreas próximas à divisa com o RS. À tarde, máximas de 30°C a 34°C na maior parte do estado, chegando aos 37°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.

No sábado, 16, o sol predomina na manhã em todo estado. Entre a tarde e a noite, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, desta vez para todas as regiões, devido ao calor combinado ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.

Entre domingo, 17, e segunda-feira, 18, a nebulosidade permanece mais presente no estado, se comparado aos dias anteriores, mas ainda assim o sol aparece e predomina em alguns momentos. Há condições para pancadas de chuva e temporais para todas as regiões, devido ao calor, que permanece intenso, e a um sistema de baixa pressão. Durante o período, as temperaturas permanecem altas nas tardes em todo estado com máximas de até 36/38°C, especialmente nas áreas litorâneas e parte do Vale do Itajaí.

Confira os detalhes

Sexta-feira (15/03):
Tempo: sol e calor em SC. À noite condição de pancadas de chuva bem isolada com raios no Planalto Sul e Litoral Sul.
Temperatura: elevada em todas as regiões, com máximas acima de 35°C no oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco) no litoral Sul do Brasil. No fim do dia convecção isolada no sul do estado.

Sábado (16/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde pancadas de chuva e temporais localizados devido ao aquecimento e um cavado (área de baixa pressão) no RS.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido a umidade do ar alta.
Vento: nordeste, com variação para sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Domingo (17/03):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC, mais nublado com pancadas de chuva no decorrer do dia no oeste e sul do estado, e Alto Vale do Itajaí, e a partir da tarde nas demais regiões devido a áreas de baixa pressão. Risco de temporais localizados com totais mais elevados de chuva na tarde e noite.
Temperatura: segue elevada com sensação de ar abafado devido a umidade do ar alta.
Vento: nordeste/noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (18/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados na tarde e noite devido ao aquecimento e áreas de baixa pressão.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido a umidade do ar alta.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.