Temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Entre o final da tarde e noite, a mudança no tempo deve ser repentina, com formação de tempestades, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Foto: Leonardo de Bem/Agora Laguna

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início nas primeiras horas da manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarinense, devido ao avanço de uma frente fria. Nas áreas da Grande Florianópolis, em todo o Vale do Itajaí e norte do estado deve fazer bastante calor.

Entre o final da tarde e noite, a mudança no tempo deve ser repentina, com formação de tempestades, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Em curtos períodos de tempo a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais.

Na sexta, 12, a frente fria se afasta e uma alta pressão passa a atuar, favorecendo tempo firme no Grande Oeste. Na metade leste do estado, especialmente no litoral, o fluxo de umidade do oceano em direção à costa favorece o tempo mais fechado, com chance de chuvas ao longo do dia.

No final de semana o tempo firme predomina e o calor volta a se intensificar no estado, principalmente no domingo, 14, quando as máximas ficam entre 33 e 35°C em praticamente todas as regiões e podem ficar na casa dos 38°C no Litoral Sul e no Extremo Oeste.

Confira os detalhes

Quinta-feira (11/01): 
Tempo: instável em SC, com muitas nuvens e pancadas de chuva com temporais localizados, começando pelo oeste e sul, estendendo-se as demais regiões na tarde e noite, devido ao avanço de uma nova frente fria.
Temperatura: alta com ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Sexta-feira (12/01): 
Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol em SC e chuva a qualquer hora do dia do Planalto ao Litoral devido a circulação marítima, e de forma isolada à tarde nas demais regiões.
Temperatura: amena.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sábado (13/01): 
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e chuva isolada no Litoral e Vale do Itajaí, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol e pancadas bem isoladas de chuva à tarde.
Temperatura: amena ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.