Primeira rádio FM comercial de Laguna comemora 15 anos

103,1 FM atualmente integra a Rede Mix e mescla programação musical e noticiosa com vozes lagunenses e nacionais, 24 horas por dia.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Primeira emissora de rádio em frequência modulada (FM) instalada em Laguna, a 103,1 FM comemora, nesta sexta-feira, 5, quinze anos de atuação na cidade. Inicialmente afiliada da Rede Transamérica, a estação atualmente integra a Rede Mix e mescla programação musical e noticiosa com vozes lagunenses e nacionais, 24 horas por dia.

A concessão da emissora foi assinada em meados da primeira década do milênio e levou alguns anos até a o acerto dos últimos detalhes, que passou pela mudança no planejamento de ser uma rádio totalmente local para filiação à uma cadeia nacional. O nome inicialmente seria Mais FM.

“Tinha uma expectativa de que transmitíssemos com programação local e o nome seria Mais FM, até compramos algumas vinhetas para ver se soava legal, fizemos testes”, contou o radialista Paulo Cereja, em entrevista no especial Cem anos de rádio no Brasil – a história em Laguna. “Mas depois, o Túlio foi convencido pela experiência de já ter trabalhado com uma rádio via satélite [a Band FM] e a gente optou na época por trabalhar também em rede”. A rádio também tinha uma ideia de ser uma conexão das famílias com o pescadores. “A gente fez isso durante um tempo, mas era complicado ter a informação”.

Após semanas de ajustes no final de 2008, a 103,1 FM, como integrante da Transamérica Hits, foi ao ar em caráter experimental e em definitivo a partir do dia 5 de janeiro do ano seguinte. A programação mesclava musical, entretenimento e jornalismo local.


Ouça: Cem anos de rádio no Brasil – a história em Laguna | A 103,1 FM


Uma década depois de sua estreia, a estação buscou uma nova bandeira. A Transamérica enquanto rede resolveu unificar suas programações (havia outros nichos, como o Pop, na época) e a emissora lagunense, após algumas análises, escolheu pela Rede Mix de Rádio, cuja musicalidade é voltada para o pop rock. No final de 2019, a estação passou a se identificar só pela frequência e em dezembro, foi relançada com o nome de Mix Sul. A apresentação aconteceu durante o programa Mix tudo, em rede para todo o país. No mesmo dia 23, a afiliada de Lages também foi ativada. “É um prazer renovado todos os dias comunicar com os nossos ouvintes”, afirma Cereja, que comanda o jornalístico matinal da FM.

“Só temos a agradecer os nossos parceiros comerciais, ouvintes e aos colaboradores da emissora que ao longo desse tempo nos deram suporte para sermos referência em comunicação na região da Amurel. Começamos como Transamérica e hoje somos Mix, mas continuamos com o mesmo propósito de sempre: entreter, informar e fazer uma programação diferenciada e conceituada para nossos ouvintes”, pontua o diretor administrativo, Frederico Zumblick. A rádio possui atualmente programação local, comandada por Cereja, e inclui atrações nacionais, sob apresentação dos comunicadores da matriz da rede em São Paulo.

Previous
Next