Pancadas de chuva e temporais de verão nesta sexta-feira

No sábado, 6, a circulação marítima perde força, mas o sol deve seguir aparecendo entre nuvens nas áreas litorâneas e ainda há possibilidade de chuviscos nos extremos do dia.
Foto: @flightdronehobby

Nesta sexta-feira, 5, os ventos de leste seguem favorecendo o aporte de umidade do oceano para o continente, mantendo a condição de tempo nublado com ocorrência de chuva fraca/garoa no litoral e proximidades ao longo do dia, do Meio-Oeste aos planaltos, Alto e Médio Vale, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados típicos de verão entre a tarde e a noite, devido a combinação de calor e umidade. No Extremo Oeste e Oeste novamente o sol predomina entre poucas nuvens.

No sábado, 6, a circulação marítima perde força, mas o sol deve seguir aparecendo entre nuvens nas áreas litorâneas e ainda há possibilidade de chuviscos nos extremos do dia. Nas demais áreas o sol predomina entre poucas nuvens. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 15°C entre os planaltos e marcam entre 15 e 22°C nas outras áreas. À tarde elas variam entre 29 e 34°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e marcam entre 25 e 29°C nas demais regiões de SC.

No domingo, 7, segue a condição de predomínio de sol entre poucas nuvens no estado, somente no litoral e áreas próximas há chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia no litoral. A segunda-feira, 8, inicia com predomínio de sol em todas as regiões, mas entre o final da manhã e a tarde, a influência de instabilidades atmosféricas provoca pancadas de chuva e temporais isolados a partir do Extremo Oeste, avançando para as demais áreas do estado entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Confira os detalhes

Sexta-feira (05/01): 
Tempo: no litoral e Vale do Itajaí variação de nuvens com aberturas de sol e chuva ocasional. Nas demais regiões, sol entre nuvens e chuva isolada na tarde e noite.
Temperatura: em elevação, porém ainda sobe menos no leste do estado.
Vento: sudeste a leste/nordeste, fraco a moderado.
Sistema: circulação marítima no leste de SC.

Sábado (06/01): 
Tempo: madrugada e início da manhã com mais nuvens e chuva isolada na Grande Florianópolis e norte do estado. No decorrer do dia o sol predomina no estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral, mais intensas no Litoral Sul.

Domingo (07/01): 
Tempo: ensolarado e quente em todas as regiões de SC.
Temperatura: elevada, acima de 30°C no estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral, mais intensas no Litoral Sul.

Segunda-feira (08/01): 
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC e especialmente a partir da tarde pancadas de chuva com temporais localizados devido a áreas de baixa pressão e o forte calor.
Temperatura: elevada, sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.