Domingo de sol e calor em Laguna

À tarde as máximas sobem bastante, ficando próximas de 30°C em parte do estado, passando dos 30°C no Planalto Norte e Meio-Oeste, chegando aos 36°C no Litoral Sul.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

Devido a influência de um sistema de alta pressão, o domingo, 7, terá tempo aberto com predomínio de sol do Grande oeste aos Planaltos e sol com variação de nuvens no litoral e em áreas próximas, com chance de chuva fraca e isolada nessas áreas nos extremos do dia em função da circulação marítima. As mínimas variam entre 18 e 22°C nas áreas costeiras, no Oeste e no Extremo Oeste e marcam entre 15 e 19°C nas demais regiões. À tarde as máximas sobem bastante, ficando próximas de 30°C em parte do estado, passando dos 30°C no Planalto Norte e Meio-Oeste, chegando aos 36°C no Litoral Sul.

Na segunda-feira, 8, a atuação de uma frente fria no estado, volta a deixar o tempo instável em todas as regiões. As chuvas avançam pelas áreas de divisa com o RS entre a manhã e a tarde, indo em direção às demais regiões catarinenses ao longo do dia. Há condições para temporais isolados com chuva intensa, alagamentos pontuais, vendaval e eventual queda de granizo. À tarde o calor se intensifica e as máximas ficam acima dos 30°C em todo o estado.

Na terça-feira, 9, o processo de formação de uma nova frente fria, fornece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isoladas com chuva intensa, descargas elétricas, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais.

Na quarta, 10, e na quinta-feira, 11, o tempo segue instável no estado com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados a qualquer hora do dia em todas as regiões.

Confira os detalhes

Domingo (07/01): 
Tempo: ensolarado e quente na maior parte do dia em todas as regiões de SC. No Litoral mais nuvens no período da manhã e a partir da tarde, com chuva fraca e isolada à noite.
Temperatura: elevada, mais alta com máximas acima de 32°C no Extremo Oeste, Oeste e no Litoral.
Vento: nordeste e norte, fraco a moderado, com rajadas no litoral, mais intensas no Litoral Sul.
Sistema: massa de ar seco e quente em SC, com circulação marítima no início e fim do dia.

Segunda-feira (08/01): 
Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde mais nuvens com pancadas de chuva e temporais localizados.
Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado. No Extremo Oeste e no Litoral temperatura alta, com máximas acima de 33°C.
Vento: nordeste passando a sul entre a tarde e noite, fraco a moderado, com rajadas associadas aos temporais.
Sistema: áreas de baixa pressão e aproximação de uma frente fria.

Terça-feira (09/01): 
Tempo: muitas nuvens a encoberto em SC, com chuva na maior parte do dia do Extremo Oeste ao Meio-Oeste especialmente em áreas próximas ao RS. Nas demais regiões muitas nuvens com chuva a partir da tarde. Há risco de temporais localizados no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste devido a um cavado (áreas de baixa pressão) e ao deslocamento da frente fria pelo litoral de SC.
Temperatura: diminui um pouco devido à cobertura de nuvens do Extremo Oeste ao Planalto e continua mais elevada no Litoral.
Vento: variável de sudeste a nordeste/noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quarta-feira (10/01): 
Tempo: sol com mais nuvens a partir da tarde em todas as regiões de SC, com pancadas de chuva à tarde do Planalto ao Litoral e com chuva à noite do Extremo Oeste ao Meio-Oeste devido a um cavado (áreas de baixa pressão) em SC.
Temperatura: em elevação, mais alta com máximas acima de 30°C no Vale do Itajaí e no Litoral Norte.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (11/01): 
Tempo: instável, com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia na maior parte das regiões de SC, devido ao cavado em SC.
Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores devido à cobertura de nuvens e à chuva.
Vento: nordeste, com variações de sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.