Às vésperas de Finados, cemitérios recebem manutenção

Trabalho de limpeza incluiu a capinação, pintura e organização dos campos-santos da Cruz e da Glória. Além dos espaços públicos, a cidade ainda tem o cemitério da Irmandade no Centro Histórico; e em Ribeirão Pequeno, Parobé, Perrixil e Passagem da Barra, todos mantidos por associações comunitárias, igreja e voluntários.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A uma semana das homenagens póstumas em razão da passagem do Dia de Finados, na próxima quinta-feira, 2, os cemitérios municipais têm recebido manutenção e limpeza. Agora Laguna esteve em ambos os locais nesta quinta-feira, 26.

O trabalho de limpeza incluiu a capinação, pintura e organização dos campos-santos da Cruz e da Glória. Além dos espaços públicos, a cidade ainda tem o cemitério da Irmandade no Centro Histórico; e em Ribeirão Pequeno, Parobé, Perrixil e Passagem da Barra, todos mantidos por associações comunitárias, igreja e voluntários.

A partir dos próximos dias, a tendência é que os locais tenham aumento no fluxo de visitantes. Por isso, uma das orientações é de que o cidadão utilize vasos furados na ornamentação dos túmulos para evitar o acúmulo de água e o surgimento de focos da dengue. Os pratinhos, que costumam ser colocados embaixo, também devem ser cheios com areia.

O tema da limpeza e conservação, inclusive, voltou a ser tema na Câmara de Vereadores. Em requerimento conjunto, os edis Deise Cardoso (MDB) e Gustavo Cypriano (União) cobraram informações a respeito do estado dos campos-santos. Desde março, tramita uma ação civil pública do Ministério Público para que a prefeitura faça a regularização dos locais.

O Portal verificou que alguns túmulos necessitam de pequenas intervenções. Segundo a prefeitura, porém, para a realização de reformas em túmulos é necessário a autorização do poder público, sob pena de serem interditados, de acordo com a Secretaria de Administração e Serviços Públicos. Os moradores que possuem entes sepultados e pretendem realizar algum tipo de reforma devem procurar o Setor de Protocolo da prefeitura.