Aumento de custos pode prejudicar operação do Serviço Aeromédico

Atualmente, o custo mensal do Sara Sul é de R$ 118 mil, pagos pelos 30 municípios das regiões da Amurel e Amrec. 
Foto: Ana Barzan/Colaboração/Agora Laguna

A Polícia Civil está preocupada com o aumento dos valores para custeio do combustível e da locação do helicóptero usado no Serviço Aeropolicial e Aeromédico (Saer-Sara) no Sul de Santa Catarina. A corporação teme que os gastos prejudiquem sobretudo o atendimento a curto prazo no serviço médico, que é usados pelas regiões da Amurel, Amrec e Amesc, e cuja instalação representou um avanço no tempo de resposta em ocorrências médicas, em alguns casos gravíssimas.

O Sara Sul funciona há cerca de três anos e só em 2023, de janeiro a abril, já foram 90 acionamentos – quase a metade do que foi gerado ano passado, quando o helicóptero fez 171 atendimentos frente aos 190 de 2021.

Em entrevista publicada pelo portal Engeplus, de Criciúma, o delegado Gilberto Mondini expôs a dificuldade financeira e detalhou que a corporação busca meios de manter o serviço ativo. Atualmente, das três regiões, somente a Amesc não contribui financeiramente para arcar com a operação da aeronave e equipe de profissionais. “A Amurel e a Amrec ficam com os encargos médicos hospitalares. Toda a parte de folha de pagamento dos profissionais e os insumos hospitalares são custeados por essas associações, porém o serviço atende também a Amesc”, detalhou Mondini, que relatou ter sentido desinteresse de algumas prefeituras em colaborar. “Hoje eles alegam que há uma dificuldade jurídica em fazer essa transferência de recursos da associação para a polícia. Só que temos isso já na Amrec e na Amurel funcionando há dois anos perfeitamente”, explicou.

O argumento da associação do Extremo Sul (Amesc) é justamente esse. “Algumas regiões estão fazendo via consórcio público. O meu consórcio público [da Amesc] não tem todos os municípios. Seriam apenas alguns municípios [arcando com os pagamentos], e é onde pega essa questão da legalidade”, disse, ao site, o secretário executivo da entidade regional, Francisco Diello. O gestor também manifestou precupação de assumir responsabilidade que não é do poder público local. “Não compete aos municípios fazer esse custeio e estamos analisando se dentro da legalidade é possível fazer”, frisou. Atualmente, o custo mensal do Sara Sul é de R$ 118 mil, pagos pelos 30 municípios das regiões da Amurel e Amrec.