Laguna expressa solidariedade a cidades italianas após inundações severas

Autoridades da região, que abrange cidades como Cesena, Ravena (local onde Anita morreu em 1849) e Cesenatico, calculam em milhões de euros o prejuízo provocado pelas cheias e já anunciaram medidas como um decreto de mau tempo, semelhante ao decreto de situação de emergência e calamidade, adotados no Brasil em ocasiões semelhantes.
Divulgação/Regione Emilia-Romagna/Direitos reservados

Laguna se solidarizou com as cidades italianas da região garibaldina da Emília-Romanha, na Itália. O município divulgou carta em que expressa preocupação e se sensibiliza com as localidades afetadas por desastre natural, que causou pelo menos 15 mortes. O texto foi publicado no site institucional da prefeitura, nesta terça-feira, 23.

Segundo informações publicadas pelo jornal Corriere della Sera, as autoridades da região, que abrange cidades como Cesena, Ravena (local onde Anita morreu em 1849) e Cesenatico, calculam em milhões de euros o prejuízo provocado pelas cheias e já anunciaram medidas como um decreto de mau tempo, semelhante ao decreto de situação de emergência e calamidade, adotados no Brasil em ocasiões semelhantes.

“Estamos extremamente preocupados com nossos irmãos italianos e sensibilizados com todo o transtorno causado pelas fortes chuvas. Estamos com vocês, irmãos! E esse momento, externamos nossos votos de que esta fase passe logo e todos voltem a normalidade com a maior brevidade possível”, diz o documento assinado pelo prefeito Samir Ahmad (sem partido) e pela presidente Vanere Almeida, da Fundação Lagunense de Cultura.

No domingo, 21, relata a imprensa italiana, a primeira-ministra Giorgia Meloni visitou a região e se mostrou comovida com a situação. Dados preliminares apontam que pelo menos 600 estradas foram seriamente avariadas e há 300 deslizamentos ativos. Um pacote equivalente a R$ 10 bilhões em euros foi anunciado pelo governo nacional para recuperação dos estragos e auxílio às famílias e empresas locais.

A Emília-Romanha (Romagna, em italiano) está localizada ao Norte do país europeu e tem cerca de 4 milhões de habitantes. É conhecida por abrigar algumas das mais famosas marcas produtoras de carros e motos como Ferrari, Lamborghini e Maserati. Semana passada, a organização da Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) cancelaram o Grande Prêmio que ocorreria ali na região.

Leia a íntegra da carta de solidariedade

Aos moradores de toda região da Emília Romagna: Cesena, Ravenna, Dovadola, Modigliana, Cesenático, Tredozio, Castrocaro Terme e Terra Del Sole e San Marino;

Às bases de apoio;

Ao governo italiano;

A Prefeitura Municipal de Laguna e a Fundação Lagunense de Cultura, vem manifestar apoio e solidariedade para com as vítimas do desastre e das inundações, causadas por tempestades no norte da Itália na Região da Emilia Romagna: Cesena, Ravenna, Dovadola, Modigliana, Cesenático, Tredozio, Castrocaro Terme e San Marino.

Em março do corrente ano, estivemos visitando toda essa região, junto à comitiva brasileira, por onde passou nossa conterrânea Anita Garibaldi, fomos muito bem recebidos e renovamos nosso irmanamento com a comuna de Ravenna, e formalizamos novo irmanamento com a Comuna de Riete.

Estamos extremamente preocupados com nossos irmãos italianos e sensibilizados com todo o transtorno causado pelas fortes chuvas.

Estamos com vocês, irmãos! E esse momento, externamos nossos votos de que esta fase passe logo e todos voltem a normalidade com a maior brevidade possível.

Força!

Atenciosamente,

Vanere Almeida da Rocha Pires

Presidente da Fundação Lagunense de Cultura

Samir Ahmad

Prefeito Municipal de Laguna