Previsão indica avanço de frente fria na semana em SC

A partir da manhã de segunda, a área de baixa pressão se afasta em direção ao mar, mas segue direcionando a umidade da região amazônica para SC. Esta condição deixa o tempo nublado a encoberto no estado, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia em todas as regiões.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Neste domingo, 16, instabilidades associadas à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre as costas de SC e do RS deixam o tempo chuvoso em todo o território catarinense. As chuvas iniciam no Extremo Oeste ainda pela manhã e avançam em direção ao leste do estado no decorrer do dia. A previsão é de que estas chuvas ocorram de forma intensa e volumosa – especialmente no centro e norte do estado – e também na forma de temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Segundo a Defesa Civil, risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e destelhamentos. No litoral e áreas próximas, embora a chuva forte chegue apenas no final da tarde, o restante do dia será de tempo encoberto e chance de chuviscos a qualquer hora.

Ao longo da madrugada da segunda-feira, 17, as chuvas fortes devem seguir ocorrendo no norte do estado, onde o risco continua moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. A partir da manhã, a área de baixa pressão se afasta em direção ao mar, mas segue direcionando a umidade da região amazônica para SC. Esta condição deixa o tempo nublado a encoberto no estado, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia em todas as regiões. O risco é baixo para ocorrências como deslizamentos, se os altos volumes previstos para o domingo se confirmarem. Os ventos sopram de sudoeste no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com intensidade moderada e rajadas que podem passar de 55 km/h.

Na terça-feira, 18, novas instabilidades e a umidade vinda da região amazônica voltam a provocar chuvas fortes do centro ao norte do estado já durante a manhã. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No Extremo Oeste, Oeste e sul do estado, o dia deve ser de tempo nublado a encoberto, com chance de chuvas ao longo do dia, mas com intensidade fraca e risco baixo para ocorrências. Amanhecer com temperaturas entre 10°C e 14°C no Planalto Sul, em torno de 15°C no Meio-Oeste e Planalto Norte e entre 17°C e 19°C nas demais regiões. Por conta do tempo fechado, as temperaturas não se elevam praticamente no decorrer do dia, variando entre 14°C e 19°C e resultando numa sensação de frio em todo o estado.

Na quarta-feira, 19, uma área de baixa pressão próxima ao litoral do RS deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva fraca e também provoca rajadas de ventos com moderada a forte intensidade dos planaltos ao litoral. Uma massa de ar frio avança a partir do oeste do estado ainda na quarta-feira, 19, provocando um declínio nas temperaturas. O amanhecer da quinta-feira, 20, já deve contar com registro de geadas nos planaltos catarinenses e temperaturas negativas na serra.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 16°C e máxima 18ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada;
SEGUNDA: mínima 18ºC e máxima 20ºC – Encoberto, melhorando no decorrer do dia;
TERÇA: mínima 17ºC e máxima 23ºC – Chuva, melhorando à noite;
QUARTA: mínima 17ºC e máxima 27ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Confira os detalhes

Domingo (16/04):
Tempo: maior nebulosidade com aberturas de sol em SC e chuva no decorrer do dia do Extremo-Oeste ao Litoral Sul. No Litoral, pancadas de chuva com trovoadas no decorrer do dia, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, a chuva a partir da tarde. Há risco de temporal isolado.
Temperatura:  amena, em elevação durante o dia
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) e circulação marítima influenciam SC.

Segunda-feira (17/04):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva especialmente na madrugada e manhã no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, melhorando no decorrer do dia. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, chuva isolada a partir da tarde.
Temperatura:  mais elevada, diminuindo à noite.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (18/04):
Tempo: instável com chuva no decorrer do dia, em todas as regiões de SC, devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura:  mais baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (19/04):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva bem isolada na tarde e noite, devido ao avanço de uma nova frente fria.
Temperatura:  em declínio no fim do dia devido a chegada de uma massa de ar frio.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.