Boto recebe tratamento nas águas dos Molhes da Barra

Aproximação só foi possível neste fim de semana. Boto recebe medicamentos e complementos vitamínicos.
Equipe faz aplicação de medicamentos e vitamínicos para boto. Foto: Divulgação/PMP-BS/Udesc

Há dias, o comportamento de um boto (T. truncatus) chama atenção nos Molhes da Barra. O animal, segundo análise do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), apresenta uma espécie de trauma na região caudal e isso implica em reflexos no nado, mergulho e movimentos gerais.

Neste final de semana, a equipe que monitora o animal conseguiu se aproximar e aplicar medicamentos e complexo vitamínico junto com peixes. “Considerando a captura algo mais complexo e que envolve muitos aspectos logísticos optamos em tentar algo diferente minimizando o estresse e visando melhoria do bem estar do animal como um todo”, comenta o professor Pedro Castilhos, coordenador do PMP.

A aplicação medicamentosa visa reduzir possíveis dores e tentar aumentar a disposição alimentar do boto. “Uma captura atualmente pode ser muito estressante”, explica Castilhos. A equipe tenta avaliar a possível causa do trauma, mas o animal não tem exposto o corpo a tempo de permitir uma observação mais detalhada. “O importante é que ele está deixando a gente se aproximar e está comendo o peixe que é oferecido”, finaliza.

Projeto de monitoramento

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.