Está definida a representação de Laguna que embarca, nesta quinta-feira, 9, rumo à Itália. No país europeu, participarão de inúmeras reuniões com os setores políticos, empresariais e culturais das cidades italianas que têm ligação com a história do casal Giuseppe e Anita, muito reverenciada naquela região. A viagem dura até o final do mês.
A comitiva lagunense é formada pelo prefeito Samir Ahmad (Republicanos); pela presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Vanere Almeida; presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Milton Cavalcanti; diretor cultural e historiador Adílcio Cadorin; além de outros integrantes da diretoria da entidade e das Guardiãs de Anita. À exceção dos representantes da prefeitura, o restante da viagem é custeado pelos integrantes da comitiva.
Além das reuniões, o grupo irá prestigiar a assinatura do convênio de irmandade entre o município de Laguna e a comuna italiana Rieti, o que a tornará a segunda cidade-irmã da terra natal da heroína – Ravena foi a primeira, no começo do milênio.
O grupo é acompanhado, ainda, pelo prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei (PL), representando o governador catarinense Jorginho Mello (PL); do vereador de Anita Garibaldi, Cláudio Pereira (PT); do prefeito de Mostardas (RS), Moisés Pedone (PP); da professora, escritora e reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Gltaz; diretora de Cultura de Imbituba, Alessandra Santos, e outros representantes de governos municipais.