Lagunense e paranaense são os primeiros medalhistas na 22ª Silvelho

Este ano, a competição homenageou Walter Costa, competidor lagunista (isto é, não nascido na cidade), que representa o município há mais de três décadas em inúmeras competições atléticas.

Realizada desde 1995 e considerada um dos eventos que marca o encerramento do calendário esportivo lagunense, a Corrida de São Silvelho voltou a acontecer, nesta quarta-feira, 28, após ter ficado dois anos parada em virtude da pandemia. Foram 250 atletas inscritos na competição, organizada pelo Departamento Municipal de Esportes (DME) da prefeitura.

“Temos uma retomada após dois anos. As inscrições esgotaram, são 250 atletas que vem participar e tornar esse evento ainda maior. Voltamos a falar sobre tradição esportiva no município e isso é muito positivo”, avaliou a secretária de Educação e Esportes, Juliana Carvalho. Este ano, a competição homenageou Walter Costa, competidor lagunista (isto é, não nascido na cidade), que representa o município há mais de três décadas em inúmeras competições atléticas.

Com início atrasado em virtude de ajustes técnicos no sistema operacional de marcação de tempo, a prova começou a ser definida a partir dos doze minutos e a última competidora cruzou a chegada com quase 40 minutos. O competidor Maycon Diego, 28 anos, foi o primeiro medalhista de ouro nesta edição. O atleta de Pato Branco (PR) participou pela primeira vez da competição, tendo já 13 anos de atuação no esporte. Ao todo, ele completou os cerca de cinco quilômetros de prova em 12min06seg. “É uma prova bem bacana e que nos motiva muito. Minha família e amigos estão aqui e vieram acompanhar a prova. Todo mundo aqui tem sua conquista e sua vitória”, comentou, em entrevista ao Portal.

Das mulheres, a primeira a ser medalhista, com 14min59seg, foi Katrina Mendes Dajori, 42 anos, lagunense que atualmente reside em Criciúma. Representante do grupo M3, a atleta está há um ano participando de corridas e esta foi a primeira disputada na cidade natal. “Acho que foi a energia da cidade que deu a força para correr bastante”, disse a atleta, pouco antes da premiação final.

Aos 76 anos, Adriano Reis, mais conhecido como Maneca, morador do Distrito de Ribeirão Pequeno, cruzou a linha de chegada sem a certeza se tinha ficado no pódio, mas na galeria de medalhas ganhas estão as de três São Silvelho, sendo o único lagunense tricampeão da competição. “Se todo mundo fizesse o que eu faço que é correr, tinha menos gente no hospital”, orientou ele aos mais novos. Segundo a prefeitura, o evento atlético está no radar para 2023 e se planeja até ampliar o número de inscrições.