Relançada, licitação da coleta de lixo de Laguna é marcada para dia 14

Processo anterior havia sido lançado em abril, mas foi suspenso para correções. Havia a expectativa de que o novo certame contivesse a coleta seletiva, mas a licitação não cita esse procedimento.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Após quase três meses, a prefeitura de Laguna relançou o processo licitatório para contratar uma empresa para fazer a coleta de lixo nas áreas urbanas e localidades rurais. O aviso de publicação do edital saiu no Diário Oficial, desta sexta-feira, 1º.

Conforme o edital, a empresa fará coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, durante 12 meses, tempo que pode ser ampliado devido à necessidade. O pregão tem valor global de R$ 2.914.380 e terá resultado conhecido no dia 14 de julho, às 14h.

O processo anterior havia sido lançado em abril, mas foi suspenso para correções. Havia a expectativa de que o novo certame contivesse a coleta seletiva, mas a licitação não cita esse procedimento.

Em abril, o Portal apurou que o município levou em consideração as principais críticas à coleta no último ano, como, por exemplo, o dia de passagem nas comunidades do Distrito de Ribeirão Pequeno, onde na baixa temporada o caminhão passará duas vezes – atualmente, passa apenas uma. Além disso, no edital prevê que a empresa deverá disponibilizar um carro de apoio para auxiliar no recolhimento do lixo.

Hoje, o serviço é operado pela empresa Sanetran, do Paraná, que venceu a licitação realizada em 2020 e atua desde março de 2021. O contrato, de um ano, venceu e a prefeitura prorrogou a vigência. Desta forma, a coleta continuará em funcionamento até que haja a definição da concessionária.

Como deve ficar a coleta, segundo edital

Baixa temporada

Alta temporada

Carro de apoio

*Atualizado às 15h20.