Ministério das Comunicações autoriza canal de TV a implantar sinal digital em Laguna

Emissora atualmente possui uma repetidora em Laguna desde 2012, no canal 26, em sinal analógico.
Foto: Júlio Cavalheiro

A UniTV, emissora afiliada à TV Cultura de São Paulo, foi autorizada a implantar uma repetidora de sinais digitais de televisão na cidade de Laguna. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, desta sexta-feira, 10. O canal consignado é o 43 UHF, que deve ser convertido em frequência virtual a ser definida.

A autorização é assinada pelo secretário de Radiodifusão, Maximiliano Salvadori Martinhão, do Ministério das Comunicações (MCom), e prevê que “para fins de execução do referido serviço, deverão ser observado os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Anatel e solicitação do licenciamento da estação”. A estação educativa deve informar em breve os prazos para a digitalização da transmissão captada pelas antenas do município, atualmente recebedoras das imagens analógicas.

A UniTV tem sede em Tubarão e migrou oficialmente para o sinal digital no segundo semestre de 2021, operando no canal virtual 4.1 na cidade azul. A emissora foi fundada em setembro de 2006, como UnisulTV, e possui uma repetidora em Laguna desde 2012, no canal 26, em sinal analógico. Entre 2015 e 2017, o canal manteve uma sucursal na cidade juliana, com produção de programas voltados à comunidade lagunense como Ponto de vista Laguna, encante-se o ano todo.