IBGE começa pesquisa ligada ao Censo

Nessa etapa, não são feitas entrevistas. Os dados serão colhidos apenas por meio de observação.
Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa, nesta segunda-feira, 20, a fazer a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. Serão mobilizados mais de 22 mil supervisores censitários até 12 de julho, no que é tratado como marco inicial da operação do Censo 2022, cujo levantamento inicia dia 1º de agosto.

Nessa etapa, não são feitas entrevistas. Os dados serão colhidos apenas por meio de observação. “Não é o início da visita de porta em porta, mas é a primeira operação pública de coleta de informações”, explica o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner.

A pesquisa é vista como fundamental, pois todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados. Dali, são recolhidas informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública. Os dados acumulados vão possibilitar que sejam atualizados mapas e identificadas ruas que contribuirão para o trabalho dos recenseadores.

Os supervisores censitários vão percorrer todas as ruas de cada setor censitário que está sob sua responsabilidade. Eles deverão preencher questionários incluindo dados relacionados aos dez quesitos investigados: capacidade da via, pavimentação, bueiro e boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, sinalização para bicicletas, existência de calçada, obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

De acordo com o IBGE, os dados levantados poderão subsidiar a formulação de políticas públicas em áreas urbanas, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, as informações poderão oferecer um quadro atual de questões urbanísticas e ambientais das cidades, permitindo comparações.

A pesquisa terá resultados divulgados somente em 2023, com os dados gerais coletados no levantamento censitário deste ano. Essa será a segunda vez que haverá uma análise do gênero. A primeira foi no Censo de 2010.

Notícias relacionadas

Previous
Next