Previous
Next

Laguna continua na categoria B do Mapa do Turismo nacional

Além da cidade juliana, também foram incluídas: Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Santa Rosa de Lima, São Martinho e Tubarão.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Divulgado no começo da semana pelo Ministério do Turismo (MTur), o novo Mapa do Turismo Brasileiro manteve Laguna no radar turístico nacional, avaliada com a categoria B. Ao todo, são pouco mais de 2,5 mil cidades do país inclusas na plataforma.

De acordo com o MTur, a ideia da cartografia turística é basear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do órgão para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

O município chegou a aparecer no mapa com a categoria C, o que representaria um retrocesso da condição atual, preservada desde 2018. Segundo José Mello Junior, secretário de Turismo e Lazer, a classificação rebaixada foi feita de forma errônea e corrigida assim que detectada.

“A cidade de Laguna está devidamente inserido no Mapa do Turismo Brasileiro. Preenchemos todos os requisitos solicitados e avaliados pela Encantos do Sul e consolidado pelo MTur. De forma inadvertida fomos incluídos na categoria C, fato que foi regularizado e voltamos à categoria B. Registro não ter ocorrido falhas por parte da Secretaria de Turismo ao cumprir exigências e prazos”, justificou o gestor.

A avaliação do mapa, feita do índice A ao E, considera o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas: quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Além da cidade juliana, também foram incluídas: Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Santa Rosa de Lima, São Martinho e Tubarão. Em nota, a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) celebrou a inclusão das dez cidades da região e informou que vai trabalhar para incluir os outros oito municípios que não apareceram na cartografia turística de 2022.

Notícias relacionadas