Sem uso, estação reformada será gerida pela prefeitura

Governo municipal pretende instalar órgãos da administração no local.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Após mais de dois anos da reinauguração, a estação ferroviária do Campo de Fora será gerida pela prefeitura de Laguna. A cessão de uso do espaço será entregue na tarde desta quinta-feira, 16, pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Reformada ao custo de R$ 3 milhões em recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD), a estação pertence à União por ter feito parte do espólio operacional da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), privatizada na década de 1990.

Inicialmente, a intenção era que a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) administrasse o local, mas a conversação não foi adiante, e a prefeitura entrou nas tratativas para obter o uso do espaço.

A ideia é que órgãos públicos, como Guarda Municipal, Defesa Civil e setor de frota sejam instalados ali. Até meados da década passada, o espaço foi usado pela Secretaria de Obras como pátio.

Furtos e depredações

Na semana passada, Agora Laguna presenciou o trabalho dos bombeiros em combater mais um foco de incêndio no local. A estação vem sendo usada como “moradia” para pessoas em situação de rua. As fiações e equipamentos instalados no local foram furtadas, incluindo o portão do terreno.

Notícias relacionadas