Continuação da obra do Creas, parada há mais de dois anos, deve iniciar em duas semanas

O Creas foi uma obra iniciada pelo governo estadual em 2018,  em uma área desmembrada do antigo Centro Social Urbano, demolido no começo de 2020. Os furtos constantes no local, porém, foram atrasando o cronograma de entrega do prédio. A empresa construtora abriu mão da obra e teve o contrato com o governo estadual rescindido.
Foto: Colaboração/Agora Laguna

Licitada no final do ano passado, a obra de reforma e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) deverá iniciar em até duas semanas, segundo previsão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Na tarde desta sexta-feira, 25, a prefeitura municipal assinou a ordem de serviço para os trabalhos. O Creas foi uma obra iniciada pelo governo estadual em 2018,  em uma área desmembrada do antigo Centro Social Urbano, demolido no começo de 2020. Os furtos constantes no local, porém, foram atrasando o cronograma de entrega do prédio. A empresa construtora abriu mão da obra e teve o contrato com o governo estadual rescindido.

Diante da não conclusão da construção, em 2020, a prefeitura  apresentou proposta para assumir a responsabilidade pelo término dos trabalhos. Na época, a cooperação ocorreu com o Estado repassando ao município um veículo para uso pela Assistência Social, e a prefeitura, em contrapartida, se comprometendo a terminar a obra.

Um levantamento do Portal, feito de abril de 2018 a junho de 2020, mostra que a coletânea de objetos furtados era considerável: portas de madeira, tanque de lavar roupa, fios de energia, barra de cobre do ar-condicionado e os próprios equipamentos de refrigeração, fechadura de porta, vasos sanitários. Em 2019, os funcionários da construtora não ficaram imunes e tiveram ferramentas levadas em um caso de furto.

Ao todo,  o edifício ocupa uma área de 631 metros quadrados e já custou mais de R$ 414 mil aos cofres públicos. Há algumas semanas, um princípio de incêndio foi registrado. Nos documentos do edital, também há um relatório de vistoria feito em fevereiro de 2021 com apontamentos da lista do que foi furtado.

Notícias relacionadas