Busto de Anita Garibaldi será colocado em frente à casa onde ela se vestiu para primeiro casamento

Personagem histórica já foi homenageada na cidade com nome de rua e de avenida e praça (trocados na década de 1970), além de uma estátua na praça República Juliana (1964), árvore, rosa, ponte entre outras. Pelo Brasil há lembranças semelhantes em outras cidades de estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de homenagens na Itália e no Uruguai.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Começou a ser construído nesta segunda-feira, 21, o pedestal onde será colocado um busto em homenagem à Anita Garibaldi, considerada a heroína dos dois mundos. A escultura que retratará a guerreira, cujo bicentenário se comemorou ano passado, ficará localizada em frente à Casa de Anita, prédio onde em 1835, ela se vestiu para o casamento com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar.

A nova homenagem para a heroína será feita com recursos municipais. A prefeitura investirá cerca de R$ 16 mil no busto, que será instalado em data a ser divulgada.

Ana Maria de Jesus Ribeiro ficou conhecida graças à união com o italiano Giuseppe Garibaldi, que, em 1839, invadiu com os farrapos, a cidade de Laguna e aqui auxiliou na proclamação da República Catarinense. Os dois se aproximaram pelas lutas e ficaram juntos até 1849, quando Anita morreu em Mandríole (Itália).

A personagem histórica já foi homenageada na cidade com nome de rua e de avenida e praça (trocados na década de 1970), além de uma estátua na praça República Juliana (1964), árvore, rosa, ponte entre outras). Pelo Brasil há lembranças semelhantes em outras cidades de estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de homenagens na Itália e no Uruguai.