Sábado com tempo firme e sol na região

O tempo muda em Santa Catarina com a atuação de um sistema de baixa pressão que, associado ao calor da tarde, provoca pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporais em todas as regiões, no domingo, 5.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O tempo permanece estável e com predomínio de sol no Oeste catarinense nesta sexta, 3. Dos Planaltos ao Litoral, presença de muitas nuvens e chance de chuva fraca e isolada por alguns momentos, em especial no Litoral, devido à circulação marítima. A temperatura volta a ficar mais alta no Oeste com máximas chegando aos 34°C. No Litoral e áreas próximas o vento e a cobertura de nuvens dificultam o aquecimento e as máximas variam entre 22 e 24°C.

No sábado, 4, tempo firme, com sol e poucas nuvens na maior parte do estado.  Apenas no Litoral e áreas próximas se mantém a variação de nuvens e a chance de chuva rápida e ocasional, ainda por influência da circulação marítima.

O tempo muda em Santa Catarina com a atuação de um sistema de baixa pressão que, associado ao calor da tarde, provoca pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporais em todas as regiões, no domingo, 5. As temperaturas mínimas se elevam com relação aos dias anteriores, variando entre 12 e 16°C nos Planaltos e Meio-Oeste e entre 16 e 19°C nas demais regiões. À tarde as máximas se aproximam dos 36°C no Extremo Oeste e variam de 28°C a 32°C nas demais regiões.

Entre segunda, 6, e terça-feira (07), a baixa pressão se afasta para o mar, porém o seu giro mantém o deslocamento de umidade para a costa, deixando o Litoral e áreas próximas com a presença de muitas nuvens e condições para chuva ocasional. No interior do estado, tempo estável com predomínio de sol. Nas tardes as temperaturas máximas se mantêm acima dos 30°C no Oeste, se aproximam deste valor no norte do estado e ficam amenas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, por influência de nebulosidade.

Em Laguna

SEXTA: mínima 17ºC e máxima 26ºC – Sol com chuva no início do dia;
SÁBADO: mínima 16°C e máxima 27ºC –
Sol com algumas nuvens;
DOMINGO: mínima 16ºC e máxima 28ºC –
Encoberto com chuva no decorrer do dia;
SEGUNDA:
mínima 17ºC e máxima 25ºC –
Nebulosidade variável e chuva isolada.

Veja os detalhes:

Sexta-feira (03/12):
Tempo: firme e ensolarado no Oeste de SC. Do Meio-Oeste ao Litoral, nebulosidade variável com aberturas de sol e chuviscos isolados no início e fim do dia, especialmente no Litoral.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste passando a leste à tarde, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão com centro sobre o oceano na altura do Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no leste de SC.

Sábado (04/12):
Tempo: firme com sol e poucas nuvens do Oeste ao Litoral Sul. Da Grande Florianópolis ao norte sol no decorrer do dia, com chuva fraca no início e fim do dia.
Temperatura: em elevação.
Vento: leste com variações de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (05/12):
Tempo: instável com mais nuvens e chuva começando no decorrer da manhã no Planalto Sul e no Litoral Sul. Nas demais áreas do estado aberturas de sol no período da manhã com chuva a partir da tarde, com trovoadas devido ao calor e a um cavado no RS e oeste de SC. Há risco de temporais isolados com descarga elétrica, granizo e rajadas fortes de vento.
Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Segunda-feira (06/12):
Tempo: muitas nuvens e chuva fraca e ocasional do Planalto ao Litoral devido a um sistema de baixa pressão no litoral de SC. No Oeste e Meio-Oeste sol entre nuvens devido a uma massa de ar seco sobre o norte da Argentina.
Temperatura: elevada no Oeste e Meio-Oeste e amena em relação aos dias anteriores nas demais regiões, devido à nebulosidade.
Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.