Homenagem eterniza memória do “seu Estácio” em pracinha no Centro

Foram mais de 20 anos zelando pelo pequeno espaço. Só se afastou dele devido à idade e às condições de saúde. Efstathios Anastasiadis morreu em 2019, aos 93 anos de idade.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Na década de 1990, ao voltar de uma viagem à Grécia, sua terra natal, Efstathios Anastasiadis trouxe consigo na bagagem algumas sementes de flores gregas.

Ele plantou em diversos lugares da cidade: na rótula do Portinho, na do Cine Mussi, no Magalhães também. Mas foi no canteiro em frente à sua lanchonete King’s, no Centro Histórico, defronte à lagoa Santo Antônio, que as flores gregas germinaram com mais vigor e resistiram ao tempo e às ações de vandalismo.

Foram mais de 20 anos zelando pelo pequeno espaço. Só se afastou dele devido à idade e às condições de saúde. Estácio, como ficou mais conhecido na cidade, morreu em 2019, aos 93 anos de idade.

Na época, o então prefeito Mauro Candemil (MDB, 2017-2020) propôs que o nome do “pequeno grande homem” fosse empregado como denominação daquela pracinha. A lei foi aprovada no final daquele mesmo ano.

Agora, dois anos depois, uma placa foi instalada para oficializar a homenagem. A colocação, na manhã desta segunda-feira, 20, foi acompanhada pela família, através do filho Jorge, da esposa Sumela, e da nora Maysa, e pelo prefeito Samir Ahmad (sem partido).

“Foi muito emocionante e vi isso também em minha mãe. Ele foi eternizado no jardinzinho que sempre cuidou. Meu pai tinha um dom. Onde colocava a mão dava certo”, relembra Jorge.