Novo lote com mais de 500 vacinas vem para reforçar imunização em Laguna

Segundo a nota técnica, Laguna receberá 480 vacinas para adolescentes e 78 para reforço. Já Pescaria Brava vai receber 114 para adolescentes e 18 para reforço.
Foto: Heudes Regis/SEI-PE/Divulgação

O Governo de Santa Catarina começou a distribuir na quarta-feira, 20, nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus. São 105.786 doses da Pfizer, sendo 19.206 para aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde e 86.580 doses para dar continuidade à vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, com a aplicação da primeira dose.

Segundo a nota técnica, Laguna receberá 480 vacinas para adolescentes e 78 para reforço. Já Pescaria Brava vai receber 114 para adolescentes e 18 para reforço.

“As pessoas devem ficar atentas às informações da sua cidade sobre os locais de vacinação, a faixa etária e os públicos que estão sendo contemplados neste momento”, orienta o diretor da Dive, João Augusto Fuck.

O governo estadual informou que mais de 64% da população com 12 anos ou mais está completamente imunizada com as duas doses ou dose única da vacina. E começou a reforçar a orientação para o reforço vacinal.

De acordo com os números do Estado, a situação mais preocupante está nos idosos, já que somente 30% daqueles com idade acima de 80 anos, 22% dos de 70 a 79 anos e menos de 1% dos idosos de 60 a 69 anos já receberam a dose de reforço, segundo dados do vacinômetro estadual. As pessoas com alto grau de imunossupressão necessitam de esquemas vacinais adaptados, por apresentarem resposta reduzida a imunizantes. A dose de reforço neste grupo deve ser aplicada 28 dias após a conclusão do esquema vacinal.

Nos trabalhadores da saúde, a dose de reforço também deve ser aplicada seis meses após a conclusão do esquema vacinal e se faz necessária para garantir a continuidade dos serviços essenciais em saúde, já que esses profissionais estão diariamente expostos ao vírus.