Laguna fecha abril com mais demissões do que contratações

As estatísticas mostram que a cidade contratou 224 pessoas, mas demitiu 256. Isso dá ao município, saldo ajustado de 32 empregos a menos.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Abril terminou com saldo negativo na geração de empregos para a cidade de Laguna. É o que apontam os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira, 26, pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

As estatísticas mostram que a cidade contratou 224 pessoas, mas demitiu 256. Isso dá ao município, saldo ajustado de 32 empregos a menos.

Os números do Caged mostram que o setor de comércio foi o responsável pelo maior número de desligamentos com saldo negativo de 17 postos de trabalho formais fechados (67 contratados e 84 demitidos). Serviços vem na sequência com 12 vagas a menos (97 contratações e 109 desligamentos).

Agropecuária contratou quatro, mas demitiu 12, o que indica saldo de oito vagas formais fechadas. O setor de construção teve oito contratações e onze demissões, ficando com três vagas negativas. A indústria em geral teve oito vagas no saldo ajustado e é o único setor com dados positivos (48 admissões e 40 demissões).

Anteriormente, a cidade teve saldo negativo em janeiro e positivo em fevereiro e março. No acumulado do ano, o índice é favorável com 1.253 admissões e 1.102 desligamentos, o que gerou saldo de 151 vagas.

Pescaria Brava

A cidade registrou a admissão de 22 pessoas e a demissão de 23, gerando saldo negativo ajustado de uma contratação a menos.

No comércio de Pescaria Brava, foram registradas sete contratações contra 11 demissões, o que gera saldo negativo de quatro demissões. O setor de serviços teve quatro admissões e também quatro desligamentos, tendo saldo positivo de uma vaga. Indústria contratou oito e demitiu seis, ficando com saldo positivo de dois postos de trabalho. Os demais setores não informaram dados.

O jovem município teve saldo negativo em janeiro e positivo em fevereiro. No ano, já houve 104 admissões contra 106 desligamentos, o que gera saldo de duas vagas a menos.

Geral

O Brasil teve saldo positivo na geração de empregos no acumulado geral. O país tem 120,9 mil postos de trabalho formais a mais que demissões. Dentro desses dados, há o índice de Santa Catarina que teve saldo positivo de 11,1 mil novas vagas.