‘Temos que colocar Laguna no plano de desenvolvimento estadual e federal’, diz Deise Cardoso ao assumir secretaria

Na quarta-feira, 31 de março, o prefeito Samir Ahmad (PSL) assinou a criação da nova pasta e na manhã desta quinta-feira, 1º, foi oficializada a nomeação de Deise para a vaga de titular do novo órgão, em portaria que só vai ser publicada na segunda-feira, 5. "Recebi o convite para assumir a Segov e isso me deixou muito feliz, muito grata, pois o prefeito Samir destacou o trabalho que pude realizar enquanto ocupei alguns cargos públicos", afirma a secretária. A nova gestora já participou de reuniões com servidores da prefeitura e demais órgãos municipais no mesmo dia. 
Divulgação/Agora Laguna

Realizar as prioridades do Executivo junto às demais secretarias municipais e articular junto aos poderes estadual, federal e municipal. Estas são as metas definidas pela advogada e vereadora licenciada do MDB, Deise Daiana Xavier Cardoso, que assume a Secretaria de Governo e Desenvolvimento (Segov), como havia sido antecipado pelo Portal Agora Laguna.

Na quarta-feira, 31 de março, o prefeito Samir Ahmad (PSL) assinou a criação da nova pasta e na manhã desta quinta-feira, 1º, foi oficializada a nomeação de Deise para a vaga de titular do novo órgão, em portaria que só vai ser publicada na segunda-feira, 5. “Recebi o convite para assumir a Segov e isso me deixou muito feliz, muito grata, pois o prefeito Samir destacou o trabalho que pude realizar enquanto ocupei alguns cargos públicos”, afirma a secretária. A nova gestora já participou de reuniões com servidores da prefeitura e demais órgãos municipais no mesmo dia.

O convite para que ela assumisse a função foi feito um dia após ter voltado de Brasília, onde esteve fazendo os primeiros contatos junto aos ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Infraestrutura, e Secretaria de Aquicultura e Pesca, para alinhar uma agenda de apresentação dos projetos e necessidades de Laguna. Já na próxima semana, acontece o primeiro compromisso oficial da nova secretária e do prefeito, em busca de ações para o município. Eles vão ao Rio de Janeiro buscar a planta da operação de remoção das pedras na região dos molhes, localizada no arquivo do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). O projeto será adequado à atual realidade da cidade para que, na segunda semana deste mês, Ahmad e Deise apresentem o projeto ao governo federal, objetivando captar recursos.

“Os desafios são muito grandes, visto que temos que colocar Laguna no plano de desenvolvimento estadual e nacional, com atração e geração de empregos, consolidando nossa cidade como turística em tempo integral e não sazonal. Basicamente, a Segov vai auxiliar as secretarias nas políticas públicas e vai ser composta por técnicos que conhecem a realidade da cidade e vão articular e interagir com organismos públicos e privados”, ressalta a secretária.

A Segov é a primeira alteração na estrutura municipal realizada pela atual gestão. “A intenção desta secretaria é promover o destravamento de projetos e buscar o desenvolvimento da cidade, gerando emprego e renda”, avalia o prefeito. “Com toda a experiência pública que a Deise tem vai ser uma ótima profissional na equipe para ajudar todas as secretarias com o conhecimento que possui”, completa Mário Bongiolo, chefe de gabinete de Ahmad.

Outros nomes

Deise frisa que a Segov não acarretou gastos extras para o município. Para a criação da nova pasta, a prefeitura encaminhou projeto à Câmara de Vereadores, extinguindo uma dezena de cargos comissionados de diversas secretarias como Pesca e Agricultura e Obras e Transportes, e trazendo para a nova secretaria funções já existentes, porém, abrigadas em outras pastas – são os cargos de secretário executivo de Gabinete, ouvidor geral, supervisor de Contratos e Convênios, que pertenciam à Secretaria de Fazenda, Administração e Serviços Públicos.

Além do cargo de secretário, foram geradas as vagas de assessor especial de gabinete para gerir assuntos de desenvolvimento econômico, um assessor de projetos e também um assistente de projetos. Os nomes que deverão ocupar os cargos novos vão ser divulgados nos próximos dias. Nos bastidores, é cotado o nome de Vilson Elias Vieira, ex-vereador (2013-2016), ex-presidente e atual primeiro suplente do PSDB, para atuar como um articulador da Segov junto aos poderes estadual e federal.

Reprodução/Diário Oficial

Deise Cardoso

Vereadora em primeiro mandato, Deise Daiana Xavier Cardoso é filiada ao MDB desde o começo do milênio, quando se candidatou pela primeira vez à Câmara, mas não conseguiu se eleger. Duas décadas depois, chegou ao Legislativo com 899 votos, a quarta mais votada na cidade. Deise é formada em Direito e tem especialização na área do Direito Público.

Foi consultora jurídica na extinta Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Laguna até 2017. Depois, ocupou por dois anos o cargo de presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e, durante a pandemia do novo coronavírus, assumiu a coordenação do Comitê Municipal de Emergência (Cmec), que visava desenvolver fiscalização e políticas de enfrentamento à doença. No governo de Mauro Candemil (MDB, 2017-2020), se destacou como uma das principais articuladoras da gestão.