A entrega dos trabalhos iniciais de conservação da rodovia BR-101, previstos no contrato de concessão entre governo federal e CCR ViaCosteira, entraram na reta final. A empresa divulgou ter investido mais de R$ 200 milhões em obras e serviços concluídos.
De acordo com as informações repassadas à imprensa, estão inclusos nessa manutenção: recuperação do pavimento, onde foram aplicadas aproximadamente 86 mil toneladas de massa asfáltica em 238 km de pistas, em quatro faixas de rolamento. Renovação de toda a sinalização vertical e horizontal, com implantação de mais de 3 mil novas placas, implantação de dispositivos de segurança viária e revitalização de toda a iluminação já existente com instalação de mais de 6 mil lâmpadas led.
Em mais de seis meses, a CCR realizou manutenção e conservação da rodovia, através roçada, capina, limpeza geral das pistas com retirada de resíduos, desobstrução e recuperação dos sistemas de drenagem, como bueiros, sarjetas e canaletas. As 20 passarelas já contam com câmeras de segurança, sendo que até o 36º mês de concessão, 100% da BR-101 será monitorada com a instalação de 265 câmeras ao longo do trecho.
O contrato de concessão tem duração de três décadas. Nesse período, a CCR projeta investir em torno de R$ 7,4 bilhões, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos e 25 novos pontos de ônibus.
Além disso, prevê também nova iluminação ao longo do percurso e monitoramento de 100% do trecho, por meio de 235 câmeras. No total, serão aproximadamente 3,7 mil empregos com contratação de mão de obra local, contribuindo com o desenvolvimento regional. Até agora, os serviços em andamento pela CCR ViaCosteira já geraram 1,1 mil contratações.