Foi aberto na última semana, pela prefeitura de Laguna, um edital para a contratação de uma empresa especializada para elaboração de projetos executivos de engenharia para pavimentação de ruas municipais. O pregão ocorre no dia 30 de março.
“O município vai licitar uma empresa para trabalhar com projetos urbanos de magnitude, como a pavimentação da Colombo Salles, onde a drenagem é mais complexa”, explica o secretário Marcus Paulino Teixeira, do Planejamento Urbano.
Com a contratação de uma empresa executora, a prefeitura deixaria de ser totalmente dependente das equipes de projetistas da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), que tem, dentre outras atividades, a função de auxiliar as cidades neste campo técnico.
“O recurso está aí e como o município não tem expertise para isso, por ser complexo, estávamos contratando pontualmente ou mandando para a Amurel e isso demora, e podemos perder a verba”, justifica.
Um caso claro da via sacra de aprovação e modificação de projetos ocorreu recentemente, com Laguna perdendo o recurso de R$ 257 mil para a revitalização de uma praça no Mar Grosso. O dinheiro, do Ministério do Turismo, ficou dois anos em caixa e não foi aplicado efetivamente, pela demora na aprovação da planta. “Com o contato próximo e direto com a empresa podemos evitar isso”, prevê Teixeira.