Policiais civis de Criciúma fazem treinamento no canil da PM de Laguna

Agentes da Polícia Civil de Criciúma treinaram entre os dias 7 e 11 em Laguna. Os policiais participaram de experiências práticas com agentes e os cães do canil setorial da Polícia Militar (PM).

As policiais Sara Vaz e Gabriela Bonifácio Cardoso estão concluindo o curso de cinotecnia (conjunto de conhecimentos e técnicas relacionados à criação selecionada, manejo e treinamento de cães para tarefas específicas ), da Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. Depois da formatura, as agentes farão parte do Núcleo de Operações com Cães de Criciúma (NOC).

“A realização desse tipo de treinamento e a troca de conhecimentos só tende a fortalecer a segurança pública em nosso Estado”, afirma o tenente-coronel Rogério Piovesano Bartolamei, comandante da PM de Laguna.

As instruções foram ministradas e supervisionadas pelos militares, e teve o intuito de repassar conhecimentos e técnicas operacionais empregadas com o canil. Os cães do 28º Batalhão de Laguna além de farejar entorpecentes, são empregados em ações do patrulhamento tático K-9, trabalhos repressivos e preventivos, policiamento em praças desportivas e demonstrações das atividades por eles desenvolvidas.

Sobre o canil

O canil setorial do 28º BPM surgiu em 2011. O começo foi com apenas um cão, o Urso, doado por um morador da cidade e adestrado no canil central em Florianópolis. Foi incluído na corporação, sendo comandado pelo soldado Vanderlei Costa Ferreira.

Dois anos atrás, o espaço do canil setorial recebeu diversas modernizações com a aquisição de viatura adaptada e equipamentos. Atualmente integram o canil setorial, os policiais: 3º sargento Ronaldo Bento de Almeida e os soldados Max Sampaio Ribeiro, Adilson Souza Flores Júnior. Todos são conhecedores de técnicas de adestramento e apaixonados por cães.

Atualmente, o 28º BPM conta com quatro agentes caninos: Urso, Pantera e os irmãos Kratos e Ruger. Em meados de 2020, Pantera, se destacou ao localizar mais de 31 quilos de drogas no município de Laguna. Relembre o caso aqui.

“Hoje o canil setorial está estruturado, o batalhão conta com policiais experientes e bem treinados, com especialização em cinotecnia. O canil do batalhão além de atuar em operações, presta apoio à outras unidades de segurança pública como: a unidade prisional, Polícia Civil e unidades da Polícia Militar na região”, pontua Bartolamei.