Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Entre esta terça e quarta-feira um novo ciclone extratropical se forma na altura do litoral do Rio Grande do Sul, típico de inverno. A formação desse sistema deve provocar chuva e rajadas de vento de 50 a 70 km/h em Santa Catarina, especialmente nas regiões do oeste ao sul do estado, com risco de temporais localizados. Na quarta o ciclone provoca ventos mais intensos no litoral (60 a 80 Km/h), além de agitação marítima.

De acordo com nota da Epagri/Ciram, apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento é menos intenso do ocorrido na última semana. Ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro. Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de SC.

Temporal isolado, rajadas persistentes de vento

Entre a noite desta segunda até a próxima quarta, a previsão indica chuva mais persistente, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados em curto intervalo de tempo. Risco de temporais localizados com raios, rajadas de vento forte e granizo, começando no Oeste a partir da noite desta segunda, estendendo-se as outras regiões na terça-feira.

Rajadas persistentes de vento

A formação de um novo ciclone extratropical próximo do litoral gaúcho traz ventos de sudeste a norte (SE/N), com rajadas persistentes de 50 a 70km/h, na terça-feira, 7. Na quarta-feira, vento de noroeste a sudoeste (NW/SW), com rajadas de 60 a 80 km/h no Planalto Sul e Litoral.

Ressalta-se que esse ciclone não é intenso como o da última semana, e que os vendavais que atingiram SC estiveram associados fortes linhas de instabilidade devido ao deslocamento de uma frente fria, que estava ligada ao intenso ciclone extratropical no Litoral do RS.

Em Laguna

Segundamínima 13ºC e máxima 18ºC – céu encoberto;
Terçamínima 10ºC e máxima 14ºC – encoberto com chuva;
Quartamínima 8ºC e máxima 18ºC – chuva, melhorando no decorrer do dia;
Quinta:
mínima 6ºC e máxima 14ºC – sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Segunda-feira (06/07):
Tempo: instável e úmido com nebulosidade variável e condição de chuva em SC, melhor distribuída no decorrer da tarde e noite. No Oeste, risco de temporal isolado a partir da noite.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: passagem de frente fria em SC e formação de área de baixa pressão.

Terça-feira (07/07):
Tempo: céu encoberto com chuva mais persistente em SC, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporal isolado no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas no norte do estado.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudeste a nordeste, moderado com rajadas de 50 a 70km/h.
Sistema: área de baixa pressão influenciando SC.

Quarta-feira (08/07):
Tempo: mais nuvens e condição de chuva em SC, especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia em boa parte do estado.
Temperatura: em declínio no oeste e sul do estado com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar. Nas demais regiões, em elevação, com declínio no fim do dia.
Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas de 60 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral, devido a um ciclone extratropical próximo ao litoral do RS.

Quinta-feira (09/07):
Tempo: amanhecer com mais nuvens no oeste e sul de SC. No decorrer do dia, tempo seco e frio com predomínio de sol em todas as regiões.
Temperatura: baixa, com condição para formar geada no Planalto Norte.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas de 50 a 60 km/h no Litoral, na madrugada.

Sexta-feira (10/07):
Tempo: seco e frio com sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa, com condição para formar geada ampla do Oeste ao Planalto e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis Serrana e no Litoral Sul.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.