Cinco casos suspeitos em Laguna aguardam resultado do Lacen, segundo novo boletim

Divulgação

Laguna encerrou essa sexta-feira, 8, com cinco casos suspeitos do coronavírus (Sars-Cov-2), segundo boletim epidemiológico da prefeitura municipal, três a mais do que o dia anterior. Eles já realizaram os exames e aguardam os resultados encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Os laudos devem ser divulgados na próxima semana.

Ao todo, quatro novos pacientes foram notificados, totalizando 141 casos, desde o início da pandemia. Desses, 125 são considerados descartados para Covid-19. A cidade segue com o total de 11 pacientes que contraíram o vírus, mas todos já são considerados curados, pois já completaram o ciclo de 14 dias da doença, mais três dias sem nenhum sintoma. Quando o paciente não tem complicações e não apresenta os sintomas nesse período, é considerada cura clínica. Caso o paciente precise ir para a UTI e tenha complicações, mesmo completando 14 dias, só será considerado recuperado quando todas as complicações forem resolvidas. Assim, o tempo pode ser superior a 17 dias.

Leia também: Nossa grande força foram as pessoas próximas’, diz lagunense curado

Governo do Estado confirma 3.205 casos de Covid-19

Santa Catarina tem 3.205 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. O número foi divulgado pelo governador em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 8. A Covid-19 já causou 63 mortes no estado desde o início da pandemia, não houve novo registro nas últimas 24 horas.

Há 156 municípios com pelo menos um caso confirmado. O local com a maior quantidade é Florianópolis, que soma 373 casos. Em seguida, estão Blumenau (285), Joinville (256), Chapecó (241), Criciúma (190), Concórdia (129), Balneário Camboriú (122), Itajaí (121), Braço do Norte (101) e Navegantes (89).

Santa Catarina está com 117 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de infecção por coronavírus (59) e suspeitos (58). O Estado está com 498 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 16,7%. Um total de 250 pacientes já teve alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia.

Divulgação / PML