Missas e cultos serão transmitidas pela internet e rádio em Laguna

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Coronavírus


Após o cancelamento de eventos religiosos, seguindo orientação da Diocese de Tubarão e dos decretos emitidos pela prefeitura municipal e governo estadual, as igrejas católicas e evangélicas de Laguna vão adotar a transmissão das missas e outras celebrações pela internet e pelo rádio. A ação é uma forma de impedir a aglomeração de pessoas e frear a propagação do novo coronavírus (Covid-19). As medida foram anunciadas nesta terça-feira, 17, e não tem prazo para ser revogadas.

Leonardo Demétrio, provedor da Irmandade de Santo Antônio dos Anjos de Laguna, explica que a resolução emitida para as igrejas comandadas pela Matriz cancela e proíbe a partir de quarta-feira, 18, as missas, cultos, adorações, reuniões, exercícios de Via-Sacra ou qualquer outro tipo de evento das comunidades. As demais paróquias vão seguir pelo mesmo caminho.

A decisão do governo estadual em declarar situação de emergência e a do município em restringir aglomeração de pessoas atingem também os centros espíritas, igrejas evangélicas, terreiros de candomblé, entre outros eventos de cunho religioso. “Pedimos a compreensão de todos para que a gente enfrente essa dificuldade com a nossa oração”, pede Demétrio.

Alternativas aos encontros de fieis

O cancelamento das missas fez com que a Igreja Católica adotasse medidas tecnológicas para garantir que as celebrações pudessem chegar aos fieis sem que aconteça aglomeração de pessoas. A Santa Sé, sede da igreja no Vaticano, passou a transmitir missas e celebrações regidas pelo Papa Francisco através da televisão, rádio e internet. A solução encontrada será aplicada em Laguna.

Confira as missas que vão acontecer, porém a portas fechadas e com transmissão:
  • Capela Santa Terezinha (Mar Grosso), transmite pelo Facebook da igreja, aos sábados às 17h30.
  • Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos (Centro), transmite pela Rádio Difusora de Laguna (91,5 FM), aos domingos às 19h.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes (Magalhães), transmite pelo Facebook da igreja, aos sábados às 19h e domingos, 18h.

Em Cabeçuda, a Igreja São Pedro Apóstolo, matriz da paróquia sediada no bairro, também está estudando a possibilidade. “Nossa condição técnica hoje não permite, mas estamos avaliando. É nossa intenção transmitir”, disse o padre Adelino Matilde, pároco de Cabeçuda.

Várias igrejas evangélicas em todo o Brasil têm adotado a mesma prática. A forma de transmissão pela internet permite que não haja contato físico, mas garante que os cultos e missas possam alcançar seus fieis da mesma forma. “Acreditamos por fé que em breve tudo passará e a estabilidade voltará para um tempo ainda melhor”, escreveram os pastores Sandro e Renata Ouriques, em comunicado dirigido aos frequentadores d’A Verdade que Liberta.

Confira os cultos que vão acontecer, porém apenas na internet:
  • Igreja A Verdade que Liberta (entrada da cidade, Mato Alto), transmite pelo canal do Youtube ‘AV Laguna’, aos domingos às 19h30.
  • Igreja Assembleia de Deus Laguna (AD Laguna), transmite cultos interativos pelo Facebook às terças, quintas e domingos.
  • Igreja Bola de Neve, transmitira os cultos pelo Instagram e as células vão se reunir virtualmente pelo aplicativo Zoom!.