Mostra cultural sobre pesca com auxílio dos botos será realizada na cidade

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A Capital Nacional dos Botos-pescadores receberá uma mostra cultural para celebrar a parceria entre a espécie e os pescadores da região dos Molhes da Barra. O evento, que integra a programação da Festa da Tainha, acontece entre os dias 15 e 16 de junho, no Ravena Cassino Hotel, no Mar Grosso, e também tem objetivo de revalidar o certificado que registrou a tradição como patrimônio cultural imaterial catarinense, como ação artística cultural criada para preservar os costumes locais.

Na programação estão previstas exposição de artesanato local e apresentações culturais de boi-de-mamão de Caputera, grupo Pérolas de Caputera, Casa da Dindinha, Capoeira Brasil, Instituto Chachá, dança com Daniela Godoy e Studio Voga. Também foram convidadas entidades e órgãos ligados à prática da pesca com botos para estarem presentes no evento.

No último dia da festa, 16, pescadores artesanais – em especial, aquele que conseguir lançar a tarrafa e capturar a maior quantidade tainhas – vão ser homenageados com a entrega do certificado de patrimônio cultural imaterial e um troféu ao vencedor do desafio será ofertado pela organização do evento.

Dia estadual é lembrado com programação na cidade

Uma série de eventos e atrações que estarão acontecendo até domingo, 26, em Laguna, irão marcar o Dia Estadual de Preservação do Boto Pescador. A data foi criada por lei estadual em 2017, a partir de sugestão dos estudantes da escola Ana Gondin, que participaram do projeto Parlamento Jovem.

24/05 –  Sexta-feira 

10h – Visita das Escolas Municipais ao Santuário dos Botos, Roda de Conversa com Pescadores – Secretaria de Pesca e Agricultura e Secretaria de Educação. Local: Tesoura, Molhes da Barra.

25/05 – Sábado

8h – Início da I Etapa do Circuito The Legends 2019 – Vida Marinha. Realização: ASL – ASTFSM. Produção: SWELL Eventos – Match Sports. Local: Molhes da Barra e Praia do Mar Grosso. 

14h às 17h30 – Ações de valorização e preservação da cultura da pesca com o auxílio dos botos e distribuição de mudas nativas. Participam: Flama, Labzoo/Udesc, Instituto Boto Flipper. Organização: Secretaria de Turismo e Fundação Lagunense de Cultura. Local: Vila Cultural, Praça Seival, Mar Grosso.

Após, 17h30 – Apresentações Culturais: Trio Forró de Sola e banda Recoice, com Rafael Becker. Organização: Secretaria de Turismo e Fundação Lagunense de Cultura. Local: Vila Cultural, Praça Seival, Mar Grosso.

26/05 – Domingo 

9h – Palestra: Transformação de resíduos em produtos ONG Eco Local Brasil.

9h30 – Mutirão de limpeza da praia. Organização: Flama, Programa Protetor Ambiental, Polícia Ambiental, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros. Local: Tesoura, Molhes da Barra.

A partir das 15h – entrega da Premiação da I Etapa do Circuito The Legends 2019. Realização: ASL – ASTFSM. Produção: SWELL Eventos – Match Sports. Local: Tesoura, Molhes da Barra.