Foto: Saul Manoel Honorato Filho

Uma espécie rara de golfinho foi encontrada morta por turistas na Praia do Camacho entre a divisa de Laguna e Jaguaruna. O animal foi avistado na quinta-feira, 23, mas a carcaça só foi recuperada no dia seguinte, em meio às fortes chuvas, pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pela Udesc no município.

De acordo com o projeto, apesar de o animal ser semelhante aos botos-pescadores (Tursiops truncatus), o exemplar achado trata-se de um golfinho-de-dentes-rugosos (Steno brendanensis), em avançado estado de decomposição. A carcaça foi recolhida pela equipe e levada para a Unidade de Establização de Fauna Marinha onde foram feitas análises complementares.

Segundo o PMP-BS, o golfinho-de-dentes-rugosos tem com característica marcante os dentes, que apresentam na superfície da coroa uma intensa rugosidade. A espécie é rara em águas costeiras, pois prefere zonas mais profundas. Eles ocorrem nos oceano Atlântico, Pacífico, Índico e Mar Mediterrâneo. A morfologia ajuda a diferenciá-lo de outras espécies de golfinhos. O nome do gênero Steno, vem do grego ‘estreito’, referindo-se ao pequeno melão (estrutura frontal da cabeça), diferente de outros golfinhos com melão proeminente.

Caso algum animal marinho vivo ou morto, seja encontrado entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.

Foto: PMP-BS/Divulgação